- PUBLICIDADE -

Vereador solicita ação eficaz para combater a proliferação de escorpiões em Itajaí

Uma das espécies possui veneno capaz de matar e animais vêm sendo encontrados em grande número na área urbana do município

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

A espécie Tityus serrulatus é considerada bastante perigosa porque seu veneno pode levar à morte.
A espécie Tityus serrulatus é considerada bastante perigosa porque seu veneno pode levar à morte.

O grave surto de dengue não é o único problema enfrentado hoje pela população de Itajaí. A comunidade também convive com a crescente aparição de escorpiões em áreas urbanas. Uma das espécies, inclusive, possui veneno capaz de matar e todo o cuidado é pouco no combate ao pequeno, mas perigoso animal.

Preocupado com a situação e atendendo pedidos de moradores de vários bairros da cidade, o vereador Thiago Morastoni (PT) apresentou indicação na sessão da noite de quinta-feira (05) da Câmara de Vereadores, solicitando que o Núcleo de Controle de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) realizem combate eficaz à proliferação de escorpiões.

“São animais perigosos, que se escondem em entulhos, lixos, restos de madeiras e de construções. As autoridades precisam combatê-los e também orientar as pessoas a manterem suas casas e terrenos sempre limpos. Além de combater a proliferação dos escorpiões, isso ainda ajudará a diminuir os focos de dengue”, destaca o parlamentar.

No final de janeiro, foram capturados mais de 30 escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) no bairro Cidade Nova. A espécie, típica do Sudeste e Centro-Oeste, é considerada bastante perigosa porque seu veneno pode levar à morte. Na localidade Brilhante, zona rural de Itajaí, a captura no primeiro mês do ano foi de aproximadamente 15 escorpiões marrons (Tityus bahiensis), que não possuem veneno letal, mas têm uma picada dolorida. Em 2014, mais de 300 escorpiões dessa espécie, também não nativa da região Sul, foram capturados.


COMENTE ABAIXO ⬇

Telegram: participe do canal do Click Camboriú

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Galeria M.I.U. inaugura lado B com a exposição engenhariaREVERSA neste sábado, 12

A Galeria M.I.U. e o artista ONESTOdiesel convidam a todos para o pocketshow e uma tarde de texturas, contrastes, cores, vinhos e um bom papo
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.