“Esta decisão representa mais do que um prejuízo financeiro, já que toda a estrutura e atrações estavam contratadas e pagas. Santa Catarina está perdendo uma grande oportunidade de consolidar em seu calendário turístico, o maior encontro náutico da América Latina”, afirma Roberto Castagnaro, diretor da Shed, empresa responsável pela organização da festa.
Roberto explica que os trâmites para a promoção se iniciaram em dezembro e, desde então, todos os documentos e projetos solicitados foram protocolados, resultado na obtenção dos alvarás e licenças junto à Prefeitura de Porto Belo, Projeto Orla (Ministério do Meio Ambiente) e na própria Marinha. A Shed informa que atendeu todas as exigências dos órgãos competentes quanto à estrutura para recepção das embarcações e aparato de segurança dos participantes na enseada, incluindo a contratação de equipes de paramédicos em barco e em terra, helicóptero de resgate, UTI Móvel e unidades de combate a incêndio.
Os organizadores também já haviam contratado e pago os cachês das atrações nacionais anunciadas para a festa, bem como investiram em ampla divulgação nacional. “Nossos patrocinadores e várias outras empresas e clientes estavam mobilizados em diversos estados brasileiros, alguns inclusive trazendo convidados de fora ou alugando embarcações para participar do evento, que já foi sucesso em duas edições anteriores e seria novamente neste Carnaval”, diz Castagnaro.
O “Shed Al Mare” é uma iniciativa que coloca o Estado no mapa dos principais eventos náuticos do mundo, representando uma grande oportunidade para estimular o potencial do litoral catarinense com um turismo de alto padrão. “Lamentamos o ocorrido, que inibe as boas iniciativas e faz com que os empresários percam a vontade de investir aqui”, conclui o diretor da Shed.