• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Funcionários de hotel de Balneário Camboriú sofriam assédio moral

Ministério Público da União acatou a denúncia e firmou um TAC com o dono do hotel em questão

O Sechobar Sindicato recebeu denúncia de diversos trabalhadores e trabalhadoras de um hotel de Balneário Camboriú que estavam sofrendo Assédio Moral.

O Sechobar então acionou o Ministério Público da União que não só acatou a denúncia como firmou um TAC com o dono do hotel em questão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Termo de Ajustamento de Conduta lembra e orienta as pessoas que tem cargos de chefia a tratarem os empregados de forma digna. Que não os submetam a gritos, xingamentos, constrangimentos, humilhações, intimidações ou qualquer ação que configure Assédio Moral.

De acordo com o MPU o TAC deve ficar exposto no hotel de modo que os trabalhadores tenham acesso ao documento e por fim o MPU fixou multa de R$70.000,00 (setenta mil reais) se voltarem a ocorrer casos, e se o documento não ficar visível aos trabalhadores a multa é de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

A presidente do Sechobar, Olga Ferreira, comemora a vitória, mas lamenta que ainda hoje algumas pessoas se achem superiores por ocuparem cargos mais altos e tratem os subordinados com falta de respeito: “Os valores das multas deixam claro o quanto essa questão é séria. A procuradora entendeu o que realmente estava acontecendo e a gravidade dos fatos. Estamos felizes com a conquista, mas tristes pelas circunstâncias”, declarou Olga.

Márcia Köche, psicóloga, que trata de vítimas de assédio moral explica que a agressão moral interfere na vida das pessoas de forma direta: “Causa efeitos danosos e suas conseqüências podem se refletir na saúde emocional da vítima, causando prejuízos e sofrimento, além da ansiedade e do desinteresse pelo trabalho. A maioria das pessoas não consegue reagir nessas situações”.

 

O que é Assédio Moral?

O assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas. No Brasil Assédio Moral no ambiente de trabalho é crime desde 2001.

5 COMENTÁRIOS

  1. Notícia incompleta e tendenciosa, uma vez que é importantíssimo que a população saiba qual é o estabelecimento que tem essa atitude para que o boicotem exemplarmente, pois para esse tipo de gente a punição só dói se for no bolso! Lamento que meios de comunicação de bom nível se prestem a dar notícias trunca
    das!

  2. Esse tal hotel não tem nome ? Ou o clic Camboriú está protegendo alguém ? Noticias a meia boca os srs podem dar em suas casas para suas familias !

  3. Tem uma Rede de Hotéis aqui em BC onde os donos são tiranos, praticam assédio moral contra todos os funcionários e exigem que as chefias sejam iguais. É horrível de se ver. Uns bossais, pensam que são donos do mundo. Que os empregados continuem denunciando e tenham consciência de seus direitos e seus deveres. Parabéns!

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasFuncionários de hotel de Balneário Camboriú sofriam assédio moral
PUBLICIDADE

Últimas notícias