Click Camboriú Notícias Comitê vai solicitar anulação do processo de concessão de água de Camboriú

Comitê vai solicitar anulação do processo de concessão de água de Camboriú

Resolução foi aprovada em assembleia e apresenta diversos indícios de irregularidades no processo

Documentos que apresentam indícios de irregularidades no processo de concessão dos serviços de água e esgoto de Camboriú. Pareceres da Emasa, atual fornecedora de água tratada para a cidade, de que há a possibilidade de um consócio entre as cidades e a ampliação do tratamento. Legislação que demonstra que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú é um órgão legítimo de debate sobre a gestão dos recursos hídricos na região. Abaixo assinado com cerca de 2 mil assinaturas demonstrando a posição contrária de moradores com relação à concessão. Estes são alguns dos documentos que estão na resolução aprovada em assembleia do Comitê Camboriú, realizada na noite desta quarta-feira, dia 4, no Instituto Federal.

O presidente do Comitê Camboriú, Paulo Schwingel, explica que toda esta documentação será apresentada ao Ministério Público com o pedido de que o processo seja parado imediatamente e anulado. “Identificamos uma série de problemas no processo. E é preciso lembrar que trata-se de 35 anos de concessão”, destacou durante a assembleia.

A preocupação dos membros do Comitê e da comunidade que acompanhou a assembleia é que o processo está bem adiantado, com abertura dos envelopes de licitação no dia 19 de fevereiro. Por isso, os documentos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual e Federal ainda esta semana.

O Comitê, composto por representantes de 30 entidades das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú e por um corpo técnico especializado, defende que o processo licitatório seja suspenso para que haja a possibilidade de ampliar a discussão de formas alternativas de gestão da água. “Este é um assunto muito sério, que está tendo uma discussão muito pequena”, avaliou Paulo Schwingel.

Maria Amélia Pellizzetti, membro do Comitê representando o IFC Camboriú, apontou que desde 2013 o Comitê vem discutindo uma proposta de consórcio entre as duas cidades, inclusive com reuniões com os prefeitos. A questão da autorização para captação da água também foi discutida, uma vez que a Prefeitura de Camboriú não tem esta permissão estadual. Segundo técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, responsável por esta autorização, este é um processo demorado e que tem que ser bem avaliado. Além disso, Camboriú nem solicitou ainda esta autorização.

 

 

Muitos problemas

Antes do debate da resolução, representantes do Comitê e do Movimento Popular contra a concessão relataram como está o processo de concessão. Da Audiência Pública, realizada em novembro, os relatos são de problemas na divulgação e na condução dos trabalhos. Alguns falaram ainda da dificuldade de acesso aos editais e exigências da licitação. Foi o caso da professora Maria Amélia Pellizzetti, que solicitou a cópia do edital e recebeu uma negativa da Prefeitura. “É um documento público”, lembrou ela.

Foram apresentadas, ainda, as denúncias já protocoladas no Ministério Público. Uma foi apresentada pelo vereador Carlos Alexandre Martins (SD) e outra pelos vereadores Ângelo César Gervásio (PMDB) e Jane Stefenn (PSDB).

Representantes da Prefeitura que participaram da Assembleia não tiveram interesse em apresentar os argumentos para a concessão do Executivo.

Sair da versão mobile