• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mobilidade ciclística será abordada por especialistas em seminário

Logo-II-Seminário-PqO Eng. Civil holandês Warner Vonk, especialista em mobilidade ciclística, fará a palestra de abertura do “II Seminário Intermunicipal Camboriú e Balneário Camboriú de Mobilidade Ciclística”, na próxima quinta-feira, 27/11. Radicado desde 2009 no Rio de Janeiro e atuando desde no Brasil com projetos e consultorias, o convidado fará uma comunicação com o tema “Planejamento cicloviário participativo: experiências da Holanda e do Brasil”. Segundo Warner, “é plenamente possível que o Brasil siga o exemplo de outros países onde a bicicleta faz parte do cotidiano da população. Se é bom para a Holanda, também será bom para o Brasil”.

No dia 28/11, sexta-feira pela manhã, a mesa de debates será acadêmica, com professores conhecedores da realidade local. A psicóloga professora da Faculdade Avantis falará sobre “O comportamento humano no trânsito”, dividindo a bancada com a Pedagoga Karine Winter, Coordenadora de Educação Para o Trânsito do Fumtran-BC, cujo tema será “Educação para o trânsito: concepções e desafios”. Logo em seguida, também da Faculdade Avantis, o professor arquiteto e urbaninista Timóteo Schroeder falará sobre o papel da “Bicicleta como objeto promotor da inclusão social”, tendo ao seu lado a geógrafa e professora do Instituto Federal Catarinense Roberta Raquel, que apresentará os resultados da recente pesquisa “Diagnóstico da Conexão Ciclística entre Camboriú e Balneário Camboriú”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

E no período da tarde, será a vez dos educadores do Bike Anjo Floripa ministrarem a oficina “Promovendo o uso da bicicleta na cidade”. De forma mais descontraída, os cicloativistas Vinícius da Rosa, Júlio Fernandes e Luis Antônio Peters falarão sobre campanhas educativas e sobre a metodologia do Bike Anjo para ensinar adultos a pedalar.

De acordo com Coordenador de Mobilidade da ACBC – Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú, “os convidados abordarão temas variados para melhorar a compreensão da sociedade sobre os benefícios da bicicleta, contribuindo para a formulação de políticas públicas cicloinclusivas”.

O II Seminário é organizado pelo IFC-Camboriú (Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú) e pela ACBC, com o apoio das Prefeituras Municipais dos dois municípios, da Faculdade Avantis e da União de Ciclistas do Brasil.

A inscrição é gratuita, com direito a certificado.

A programação completa pode ser acessada em

Click CamboriúNotíciasMobilidade ciclística será abordada por especialistas em seminário
PUBLICIDADE

Últimas notícias