Click Camboriú Notícias Maturação a seco: açougue pode ter sido interditado equivocadamente

Maturação a seco: açougue pode ter sido interditado equivocadamente

Foto: Polícia Militar / Divulgação
Foto: Polícia Militar / Divulgação
Foto: Polícia Militar / Divulgação

Nesta quinta-feira (27), por volta das 10h, a Polícia Militar prestou apoio à CIDASC, ao Ministério Público, à Vigilância Sanitária Estadual e ao Ministério da Agricultura em operação para verificar as condições de um açougue na Avenida Brasil, no centro de Balneário Camboriú.

No local, carnes foram encontradas fora do prazo de validade e em acondicionamento irregular. O açougue foi interditado e o laudo no qual consta a quantidade exata de carnes supostamente irregulares será feito posteriormente pela CIDASC.

O açougue também praticava maturação com os produtos comercializados, sendo tal prática não regulamentada no Brasil. O proprietário, de 32 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

 

Maturação a seco (dry aged)

A maturação é a quebra das proteínas por enzimas. O objetivo é intensificar o sabor da carne através da desidratação, deixando em repouso por várias semanas, descoberta e em ambiente controlado e resfriado. Nos Estados Unidos, já faz alguns anos que dry-age virou moda. Steakhouses e restaurantes, de leste a oeste do país, exibem no cardápio a idade avançada dos cortes que servem. No Brasil, ainda é novidade.

A lei não diz que pode fazer, mas também não diz que pode.

Sair da versão mobile