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Confiança do brasileiro em Empresas é duplamente maior do que no Governo

O setor empresarial é, para o brasileiro, o grupo institucional mais confiável do país, de acordo com a pesquisa Trust Barometer 2014, apresentada pela agência de relações públicas Edelman Significa. Em contrapartida, o poder público desfruta de menos da metade da credibilidade conferida às corporações, enquanto a mídia experimentou ligeiro declínio em seu prestígio, uma vez que foi considerada o pilar de maior credibilidade entre os respondentes.

Estes e outros dados serão apresentados durante o Seminário Trust Barometer 2014, que a Tear Escola de Negócios traz para Santa Catarina no próximo dia 21 de agosto, em Balneário Camboriú. O estudo revela o nível de confiança das sociedades de 26 países em quatro segmentos: Empresas, Governo, ONGs e Mídias. Além da apresentação dos números do Brasil, haverá um debate com representantes das quatro áreas em questão.

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A 14ª edição da pesquisa Trust Barometer traz oportunidades para empresas liderarem as mudanças positivas no mercado e, por extensão, na sociedade. A mais recente edição do estudo contemplou 33 mil entrevistados divididos em dois grupos. A primeira amostra, classificada como “público informado”, abrangeu 6 mil pessoas com idade entre 25 e 64 anos, formação superior e frequente contato com notícias e políticas públicas. O segundo grupo refere-se ao “público geral”, em que 27 mil respondentes com mais de 18 anos foram consultados nas nações participantes. Somente no Brasil, 1 mil pessoas integraram tal amostra.

Na média global, as ONGs continuam sendo as entidades mais confiáveis (64%), seguidas pelas empresas (58%). A mídia experimentou uma queda considerável de cinco pontos (52%), mas continua bem à frente do governo (44%), que registrou queda de 4 pontos em relação a 2013. Os números revelam a maior diferença entre a confiança em Empresas e Governo desde a primeira edição do estudo, em 2001 – 14 pontos.

confiança

O Brasil figura entre estes países onde o Governo está em descrédito. Aqui, as Empresas que lideram o ranking com 70%, 6 pontos acima do ano anterior, seguidas das Mídias (63%) e ONGs (62%). O Governo obteve 34%, abaixo da média global e distante 36 pontos das Empresas. Essa diferença é apenas maior na África do Sul e México.

 

Confiança nas ferramentas de busca

 Os veículos de informação se multiplicam e, se no passado a mídia tradicional ainda ocupava o posto de maior confiança hoje, em nível global, o público informado confia tanto na mídia tradicional quanto nos sistemas de busca online (65%). No Brasil, pela primeira vez, as ferramentas de busca aparecem em primeiro lugar (81%). Os veículos tradicionais perderam 7 pontos e, agora, desfrutam de 74%, seguidos de portais, blogs e congêneres (65%), além de mídias sociais e veículos proprietários de marcas – cada qual com 63%.

Também são avaliados na pesquisa os porta-vozes de maior confiança no momento de se formar opinião a respeito das marcas. No Brasil, entre todos, lidera o cidadão comum, com mais de 80% de credibilidade. Além disso, elevou-se localmente a influência do funcionário comum, que subiu onze pontos em relação ao ano anterior e o deixa praticamente empatado com os CEOs. Para Rodolfo Araújo, diretor de conhecimento e pesquisa da Edelman Significa, “os números demonstram que o poder individual está à frente do institucional. As pessoas acreditam mais em seus pares. Cidadãos mais críticos e conectados tendem a cobrar cada vez mais de empresas, governo e outras instituições fundantes da democracia”.

 

SERVIÇO

Seminário Trust Barometer 2014
Local:
 Tear Escola de Negócios, Rua 1970, 70, Balneário Camboriú
Data: 21 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h
Valor: Gratuito
Informações e inscrições: (47) 3367-4466 e comercial@tearensino.com.br

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