Click Camboriú Notícias Aprovados no concurso da Policia Civil de SC pedem aumento do número...

Aprovados no concurso da Policia Civil de SC pedem aumento do número de chamados para as próximas fases

Devido à grande necessidade de efetivo da categoria no estado, a proposta é para que se chame mais do que os mil previstos no edital para o teste de aptidão física (TAF). A justificativa é que é menos oneroso para o governo ter um banco de reservas com aptos ao cargo, do que abrir concurso cada vez que precisarem chamar mais pessoas.

Para entender: o concurso é dividido em cinco etapas sendo a primeira a prova objetiva, a segunda o teste físico, a terceira aptidão psicológica, a quarta investigação social, e a quinta o exame toxicológico. Para ir para a segunda etapa, precisa ficar entre os mil primeiros da lista, o que é pouco devido ao grande número de eliminações nas demais etapas.

A situação atual do estado é que a lei 453 de 2009 prevê 5.997 policias em Santa Catarina, hoje temos um efetivo de 3.412, uma defasagem de 2.585 policiais civis. Além disto, aproximadamente 400 destes policiais já entraram com pedido de aposentadoria segundo o RH, sendo que mais 1.000 estão aptos a se aposentarem.

Órgãos de segurança já efetuaram aumentos de vagas no decorrer das etapas do edital como ocorreu na Policia Civil do Paraná, que chamou todos os aprovados do concurso de 2009, também, recentemente, a PM do Paraná que conseguiu uma terceira turma para o teste físico, assim como a Policia Civil de Pernambuco que chamou todos os aprovados do concurso de 2007, e por fim a Policia Militar de Santa Catarina em diversos certames.

Estes fatos motivaram a Comissão dos participantes do concurso para agente da Polícia Civil SC em iniciar uma mobilização, buscando junto às entidades empresariais e sindicais, principalmente as ligadas à segurança pública, aos membros do legislativo catarinense, bem como o apoio da população por meio de um abaixo assinado on-line, que já soma até o momento, aproximadamente 3400 assinaturas.

Todos esses reunidos solicitam providências do Poder Público para expandir a quantidade de participantes nas demais etapas para um breve aumento do efetivo na Policia Civil catarinense.

A comissão pede apoio da sociedade para assinarem a petição no link: goo.gl/RBSO6I

Sair da versão mobile