• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Aprovados no concurso da Policia Civil de SC pedem aumento do número de chamados para as próximas fases

Devido à grande necessidade de efetivo da categoria no estado, a proposta é para que se chame mais do que os mil previstos no edital para o teste de aptidão física (TAF). A justificativa é que é menos oneroso para o governo ter um banco de reservas com aptos ao cargo, do que abrir concurso cada vez que precisarem chamar mais pessoas.

Para entender: o concurso é dividido em cinco etapas sendo a primeira a prova objetiva, a segunda o teste físico, a terceira aptidão psicológica, a quarta investigação social, e a quinta o exame toxicológico. Para ir para a segunda etapa, precisa ficar entre os mil primeiros da lista, o que é pouco devido ao grande número de eliminações nas demais etapas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A situação atual do estado é que a lei 453 de 2009 prevê 5.997 policias em Santa Catarina, hoje temos um efetivo de 3.412, uma defasagem de 2.585 policiais civis. Além disto, aproximadamente 400 destes policiais já entraram com pedido de aposentadoria segundo o RH, sendo que mais 1.000 estão aptos a se aposentarem.

Órgãos de segurança já efetuaram aumentos de vagas no decorrer das etapas do edital como ocorreu na Policia Civil do Paraná, que chamou todos os aprovados do concurso de 2009, também, recentemente, a PM do Paraná que conseguiu uma terceira turma para o teste físico, assim como a Policia Civil de Pernambuco que chamou todos os aprovados do concurso de 2007, e por fim a Policia Militar de Santa Catarina em diversos certames.

Estes fatos motivaram a Comissão dos participantes do concurso para agente da Polícia Civil SC em iniciar uma mobilização, buscando junto às entidades empresariais e sindicais, principalmente as ligadas à segurança pública, aos membros do legislativo catarinense, bem como o apoio da população por meio de um abaixo assinado on-line, que já soma até o momento, aproximadamente 3400 assinaturas.

Todos esses reunidos solicitam providências do Poder Público para expandir a quantidade de participantes nas demais etapas para um breve aumento do efetivo na Policia Civil catarinense.

A comissão pede apoio da sociedade para assinarem a petição no link: goo.gl/RBSO6I

9 COMENTÁRIOS

  1. ótima matéria agradecemos muito por nos ajudar a mostrar a dura realidade da PC, com isso a sociedade fica ciente da nossa mobilização.

  2. É uma situacao complicada da PC hoje.
    Há algum empecilho para que haja as promocoes de agentes que estao no nivel 1, que acabará por atrasar a nomeacao de muitos outros agentes.
    Acho que dificilmente chamarao todos os aprovados nas demais etapas, mesmo que sobre 500.
    O que eles querem é adiar a situacao quanto tempo for necessario, preenchendo apenas as vagas que estao nos editais e realizando novos certames em seguida.
    Veremos

  3. Sr. Governador os aprovados do concurso da polícia Civil estão na espera de uma retificação de edital para o chamamento de uma nova turma de TAF. Queremos servir a população e ao Estado.

  4. Ótima iniciativa! A PC SC esta necessitando de policiais! Mas como o governador nada faz pela segurança desse meu estado, pouco provável que reponha o número de policiais! Acredito que o único jeito de solucionar o problema de segurança em SC seria o Ministério Publico exigir que os números mínimos sejam cumpridos! Mas como o secretario de segurança é ex membro do MP, acho que o povo é que sofre!

  5. Parabens, ótima matéria, reflete a atual situação da Policia Civil de SC e a necessidade de chamar todos os classificados e aumentar o efetivo do estado. POR UMA SANTA CATARINA MAIS SEGURA.

  6. Muito boa a materia! O Estado precisa urgente recompor o quadro da policia civil, pois nao adianta ter um numero grande de policiais militares que fazem o policiamento ostensivo e nao
    ter policiais para apurar as investigacoes, funcao essa exercida pela policia judiciaria, no caso a policia civil. No concurso de 2010 chamaram 1344 o teste fisico e nao existia essa situacao das aposentadorias.

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasAprovados no concurso da Policia Civil de SC pedem aumento do número...
PUBLICIDADE

Últimas notícias