• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Produção de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma

peixeDados do Grupo de Estudos Pesqueiros da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apontam os municípios litorâneos da região como os de maior destaque na pesca nacional. Itajaí e Navegantes são os locais de maior desembarque, seguido de Porto Belo. E no período em que os cristãos vivem a Quaresma, essas cidades e sua atividade econômica ganham ainda mais força. Locais como as colônias de pescadores e os mercados públicos lotam de pessoas em busca dos pescados para esse período religioso.

Representantes da Igreja Católica afirmam que o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. Por isso, para o catolicismo, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para acompanhar a movimentação, uma dica de pescado simples e fácil de fazer. Vale para esse período religioso, mas também para qualquer outra época do ano.

Anchova grelhada

Ingredientes:

– 1 anchova inteira, com pele e sem barrigada (pode ainda ser outro peixe de sua preferência)
– salsinha e cebolinha picada a gosto
– suco de 1 limão
– cebola picada a gosto
– sal grosso
– folhas de louro a manjericão picados a gosto

 

Modo de Preparo:

Com o auxílio de uma faca ou garfo, faça furos na pele da anchova inteira. Depois passe pelo peixe (por dentro e por fora) salsinha, cebolinha, suco de limão, cebola picada, sal grosso e folhas de louro e manjericão picados a gosto. Embrulhe bem a anchova no papel alumínio, fazendo duas camadas e fechando bem os lados para vedar bem de tal forma que não entre e nem saia ar. Coloque a anchova temperada e embrulhada numa grelha de churrasqueira e deixe-a assar por 40 minutos a uma hora. Vire depois de 20 minutos para assar dos dois lados. Retire o papel alumínio e se preferir, retire a pele da anchova, passando levemente o garfo sobre o peixe.

 

Molho

Ingredientes:

1 xícara (chá) de azeite
sal grosso
suco de 1 limão
ervas a gosto (folhas de louro, tomilho, manjericão, sálvia, salsinha e cebolinha)

 

Modo de preparo:

Numa tigela, misture tudo. Sirva junto com o peixe assado.

 

Acompanhamentos sugeridos:

Batata souté, arroz branco e salada.

Click CamboriúNotíciasProdução de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma
PUBLICIDADE

Últimas notícias