- PUBLICIDADE -

Produção de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

peixeDados do Grupo de Estudos Pesqueiros da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apontam os municípios litorâneos da região como os de maior destaque na pesca nacional. Itajaí e Navegantes são os locais de maior desembarque, seguido de Porto Belo. E no período em que os cristãos vivem a Quaresma, essas cidades e sua atividade econômica ganham ainda mais força. Locais como as colônias de pescadores e os mercados públicos lotam de pessoas em busca dos pescados para esse período religioso.

Representantes da Igreja Católica afirmam que o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. Por isso, para o catolicismo, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência.

Para acompanhar a movimentação, uma dica de pescado simples e fácil de fazer. Vale para esse período religioso, mas também para qualquer outra época do ano.

Anchova grelhada

Ingredientes:

– 1 anchova inteira, com pele e sem barrigada (pode ainda ser outro peixe de sua preferência)
– salsinha e cebolinha picada a gosto
– suco de 1 limão
– cebola picada a gosto
– sal grosso
– folhas de louro a manjericão picados a gosto

 

Modo de Preparo:

Com o auxílio de uma faca ou garfo, faça furos na pele da anchova inteira. Depois passe pelo peixe (por dentro e por fora) salsinha, cebolinha, suco de limão, cebola picada, sal grosso e folhas de louro e manjericão picados a gosto. Embrulhe bem a anchova no papel alumínio, fazendo duas camadas e fechando bem os lados para vedar bem de tal forma que não entre e nem saia ar. Coloque a anchova temperada e embrulhada numa grelha de churrasqueira e deixe-a assar por 40 minutos a uma hora. Vire depois de 20 minutos para assar dos dois lados. Retire o papel alumínio e se preferir, retire a pele da anchova, passando levemente o garfo sobre o peixe.

 

Molho

Ingredientes:

1 xícara (chá) de azeite
sal grosso
suco de 1 limão
ervas a gosto (folhas de louro, tomilho, manjericão, sálvia, salsinha e cebolinha)

 

Modo de preparo:

Numa tigela, misture tudo. Sirva junto com o peixe assado.

 

Acompanhamentos sugeridos:

Batata souté, arroz branco e salada.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.