Click Camboriú Notícias Servidores do Fórum aderem a campanha Novembro Azul

Servidores do Fórum aderem a campanha Novembro Azul

Foto: Ariel Silva
Foto: Ariel Silva

Na tarde desta quinta-feira (22), servidores, magistrados e estagiários vestiram azul durante o expediente com o objetivo de chamar a atenção para a campanha. A diretora do Fórum, juíza Alaíde Maria Nolli, conta que durante todo o mês o azul tem predominado, com o objetivo de incentivar a mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do  exame de toque. “É importante que os homens percebam a importância de fazer o exame, diagnosticando a doença no início e diminuindo suas consequências”, disse a magistrada.

Uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando à óbito mais de 10 mil.

A próstata é uma glândula que os homens possuem. Tem, em média, de 25 a 30 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. Ela é responsável pela produção de 1/3 do sêmen. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. Se não for descoberto logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos. Para evitar essa disseminação, é importante o diagnóstico precoce. A cura do câncer só é possível quando o tumor encontra-se restrito ao órgão.

Realizar exames é a melhor maneira de se prevenir. Sociedades médicas recomendam que homens acima dos 45 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40 caso haja histórico familiar. O ritual compreende no toque retal  e no exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.

Sair da versão mobile