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Vereador pede mais ciclovias em Itajaí

Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, a bicicleta deveria ser uma ótima alternativa para a pessoa trabalhar, estudar ou passear. O problema é que no Brasil são poucas as ciclovias existentes e somente cerca de 7% da população utilizam a bicicleta como meio de transporte principal, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em Itajaí o cenário é o mesmo, mas o vereador Thiago Morastoni (PT) espera que a realidade mude num futuro próximo, uma vez que o Governo Federal disponibiliza recursos para este fim aos municípios que tiverem aprovados projetos de mobilidade urbana.

Preocupado com a situação, que deixa o trânsito da cidade cada vez mais caótico, Thiago Morastoni pede mais ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade. O parlamentar apresentou na Câmara de Vereadores um Requerimento ao prefeito Jandir Bellini, solicitando uma série de informações com relação à falta de locais adequados para o tráfego das bicicletas: o que está sendo feito com relação à implantação de ciclovias em Itajaí; quantos quilômetros de ciclovias foram implantados no município nos últimos quatro anos; dos projetos existentes, quais estão sendo implantados atualmente; qual a previsão de conclusão dessas obras; e se existe algum projeto do município, junto ao Governo Federal, a fim de obter verbas para implantação de ciclovias em nossa cidade.

“Itajaí é uma cidade plana, de fácil implementação das ciclovias, e precisamos cobrar essa iniciativa, que será benéfica ao trânsito, ao meio ambiente e à saúde das pessoas. O Ministério das Cidades tem o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, conhecido por Bicicleta Brasil, que incentiva o uso de bicicletas integrado com transportes coletivos. Uma de suas principais ações é estimular, através de financiamento, os governos municipais a implementarem sistemas cicloviários e precisamos cobrar dos governantes itajaienses a elaboração de projetos”, destaca o vereador.

Pela Lei 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes poderão elaborar Planos de Mobilidade Urbana, até 2015. Como a bicicleta é uma forma sustentável de transporte, o Ministério das Cidades indica ainda que, além de buscar os recursos federais, os governos municipais façam uma sondagem junto a órgãos paraestatais e empresas privadas, no intuito de firmar parcerias.

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