Representantes da diretoria do Conselho Municipal de Juventude de Balneário Camboriú – COMJUV, estiveram na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (02) e foram recebidos pelo presidente da casa, Nilson Probst (PMDB). O presidente Leandro Rodrigues da Silva e o vice-presidente do COMJUV, Vinicius Kleis Feltrin, entregaram ao presidente do Legislativo solicitação para que a mesa diretora apresente Projeto de Lei que regulamente a concessão de alvarás para casas noturnas, locais de entretenimento e outros locais similares com grande circulação de pessoas.
“Após a tragédia do início do ano na Boate Kiss, em Santa Maria, houve grande comoção acerca do tema. Mas em nosso município nenhuma política pública foi efetivada para aumentar a segurança nestes ambientes, que são frequentados em sua ampla maioria por jovens”, comentou Leandro. Já o vice-presidente Vinicius destacou que o objetivo da proposta, elaborada pela diretoria do COMJUV, é criar mecanismos de prevenção, aumento da segurança e maior controle por parte do poder público na avaliação dos processos que solicitam alvará de funcionamento para os estabelecimentos.
Um dos destaques da minuta de projeto encaminhada pelo COMJUV, é a regulação das saídas de emergência, que precisarão estar localizadas em local inverso ao das entradas, a fim de evitar o contrafluxo de pessoas. O presidente da Câmara agradeceu a proatividade do Conselho Municipal de Juventude e garantiu que a proposta será apresentada, com abertura para que os demais parlamentares possam contribuir com o aperfeiçoamento da matéria. “Esta é uma demonstração de que a Câmara de Vereadores está aberta aos pleitos da sociedade civil organizada. Os parlamentares podem apresentar projetos, e a comunidade também pode encaminhar suas solicitações. Isto valoriza o Legislativo e contribui para a melhoria da democracia e da qualidade de vida na cidade”, destacou.