• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Caminhada une comunidade pela paz na orla central

Foto: Silvia Bomm
Foto: Silvia Bomm

Uma verdadeira demonstração de fé e de vontade, de que o mundo se encontre pela harmonia e pela paz, é o que se sentiu na noite de sexta-feira (27), durante a Caminhada da Paz. O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), e reuniu dezenas de pessoas na orla da Praia Central. Católicos, evangélicos, espíritas, e das mais variadas religiões foram unidos pela corrente da paz, pelo abraço e desejo de que a Terra se transforme em um lugar melhor para se viver.

A caminhada pelas areias da praia partiu de dois locais, do Pontal Norte e do sul da cidade (próximo à Rua 3700), por volta das 19h30. Os dois grupos se encontraram em frente à Praça Tamandaré, onde foi montado um palco para apresentação do Coral da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e para que o público pudesse acompanhar as palavras de líderes religiosos e do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, autor da Lei 3.551/13, que instituiu o Dia da Caminhada da Paz no Calendário Oficial do Município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a confraternização, foram convidados para dar sua palavra de paz, o médico Ulisses Coelho, representante da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), o pastor Charles Luiz Pereira, da Igreja Luz da Vida, o padre Pedro Daboit, da Paróquia São Sebastião, além do prefeito Edson Piriquito, como anfitrião do evento.

Ulisses Coelho citou os fundamentos da Unipaz, que segue os princípios da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que é o de aprender para fazer, com proposta de fazer para conviver, e aprender para ser. “A paz tem muito a ver com a harmonia, não apenas entre os homens, mas o homem em relação a si mesmo e ao meio ambiente”, analisa. “Temos que evitar as mágoas, a raiva, que como reflexo, vão prejudicando o convívio social. Também temos que ter compromisso com a natureza, para nos mantermos harmônicos com tudo que está a nossa volta”, enfatiza.

Outra citação do médico, foi a frase de Mahatma Ghandi, grande líder espiritual, que disse: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho”. Ele complementou: “O que fizemos nesta caminhada foi plantar uma semente de paz, que certamente irá germinar entre as pessoas da nossa comunidade e, com certeza, irá irradiar ainda mais além”, emendou.

O pastor Charles Pereira lembrou que “somente através da paz, nos conduziremos à ela, e que esse sentimento, em Cristo, guarde nossas mentes e nossos corações”. E continuou: “Profetizamos e declaramos a paz em nossa cidade e em nossas famílias”. Ao parabenizar a Prefeitura pela iniciativa de incluir na lei e no Calendário Oficial o evento, o pastor clamou para que a paz seja derramada sobre todos, sobre as casas e a vida de toda a comunidade.

O padre Pedro Daboit lembrou que todos somos irmãos em Cristo, que todos temos o mesmo sangue. “Jesus nos mostrou que temos um só pai”, disse o pároco, solicitando para que todos dessem as mãos e rezassem o Pai Nosso. Logo depois, pediu ainda que entoassem a oração de São Francisco de Assis, a ”Oração da Paz”. Ele agradeceu a oportunidade de participar de um momento tão importante.

Para o prefeito Edson Piriquito, que estava emocionado com a manifestação de paz entre os participantes, somente quem tem perseverança consegue crescer e superar as dificuldades, suplantar barreiras, construir, transformar e ser feliz. Ele citou movimentos que acontecem entre as comunidades, com objetivos definidos, todos os dias. Mas o entendimento que todos devem ter é o da fé, de perdoar o próximo, um sentimento às vezes difícil, e que sem ele os momentos simples se tornam situações complexas.

“Temos necessidade de compreender as diferenças, os comportamentos. Imaginem os conflitos sociais gerados, pois cada um tem um entendimento. Eu acredito que em nossa vida, Deus está muito presente, e transcende as religiões. Todos temos um único Deus, e o que ele quer não é nossa palavra pela conduta, é que nós tenhamos o entendimento e a ação”, destacou o prefeito.

Ele mencionou a importância da união familiar e agradeceu a Deus por administrar uma cidade tão maravilhosa, que certamente tem se dirigido pelo caminho certo, pela benção divina dada a todos, principalmente aos seus dirigentes.

Ao final, Edson Piriquito conclamou que os presentes levassem a paz aos demais que não puderam estar presentes à Caminhada da Paz, pedindo que todos se abraçassem, indiferentemente de condição política, social ou religiosa. Assim, que pudessem auxiliar na condução harmônica da cidade, naturalmente já cheia de beleza e luz.

A Secretaria de Turismo encerrou o evento exibindo um vídeo sobre paz, com o tema Paz pela Paz ( a paz de todos começa em mim), de autoria do cantor, compositor e instrumentista brasileiro, Nando Cordel.

Click CamboriúNotíciasCaminhada une comunidade pela paz na orla central
PUBLICIDADE

Últimas notícias