Click Camboriú Notícias Apresentação do projeto do Centro de Eventos frustra autoridades

Apresentação do projeto do Centro de Eventos frustra autoridades

Foto: Orval Molina
Foto: Orval Molina

Representantes de entidades de classe, trade, autoridades e comunidade em geral lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, na noite de segunda-feira (23), para conhecer as adequações feitas no projeto do Centro de Eventos, mas o que foi apresentado pelo Governo do Estado e pela empresa Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda, decepcionou quem estava presente na audiência.

Em junho um projeto detalhado, elaborado pelos técnicos da Prefeitura de Balneário Camboriú, foi entregue ao Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Beto Martins. Na oportunidade o secretário explicou que o projeto passaria por adequações e seria apresentado dentro de trinta dias pela empresa, porém o que se viu nesta segunda foi apenas um esboço, os projetos complementares de engenharia, como por exemplo, entorno, hidráulica e elétrica ainda não existem e só ficarão prontos dentro de 90 dias, atrasando ainda mais o edital de licitação da obra.

O prefeito Edson Renato Dias disse estar frustrado com a apresentação. “O que foi apresentado aqui é apenas um projeto arquitetônico e inferior ao que nós elaboramos depois de vários estudos, incluindo visitas a diversos centros de convenções do país” afirmou. A grande preocupação do prefeito é que o projeto mantenha o objetivo de atender a demanda de mercado nacional de eventos.

O deputado estadual Dado Cherem também disse estar decepcionado e se colocou a disposição das autoridades para ir conversar com o governador Raimundo Colombo na busca de mais agilidade no processo. “Achei que estaria mais avançado. Entendo que agora temos todas as condições para que vá adiante, temos a vontade do governador, o dinheiro em caixa, mas o projeto não pode demorar”.

A maior preocupação é em relação aos prazos que já haviam sido garantidos pelo Governo do Estado. O edital de licitação da obra seria lançado no final do mês de agosto, mas segundo o arquiteto da empresa, o projeto só deve ficar pronto no final do ano. Desta forma, a previsão é que a estrutura comece a ser erguida no terreno da Santur, entre março e maio do próximo ano, sendo concluída até o fim de 2014.

O presidente da Santur, Valdir Walendowsky garantiu que nos próximos dias a titularidade do imóvel, as margens da BR 101, será transferida para a Secretaria de Turismo. A medida se faz necessária porque a verba de R$ 55 milhões disponibilizados pelo Ministério do Turismo está em posse da Secretaria de Turismo.

Já o presidente da Câmara, vereador Nilson Probst, lamentou a demora na conclusão do projeto e convidou os demais vereadores para junto com outras autoridades, cobrarem do governador mais rapidez. “Precisamos nos mobilizar, porque pelo que foi apresentado aqui hoje a obra ainda vai demorar sair do papel” disse ele.

Serão 32 mil metros quadrados de obra construída, com três grandes espaços e entradas independentes. As estruturas podem ser usadas juntas ou separadas, conforme a necessidade do evento. Dentro de cada espaço também é possível montar salas com tamanhos variados e a previsão de um mezanino reservado para convenções. O Centro de Eventos será multiuso, recebendo shows, feiras, exposições, congressos, convenções e eventos em geral, podendo atender um público de até 25 mil pessoas.

Participaram do evento ainda os deputados estaduais Jean Kuhlmann e Mauricio Eskudilark, o presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, Fabrício Oliveira, o vice-prefeito, Cláudio Dalvesco, o secretário regional Claudir Maciel e a presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório.

Sair da versão mobile