• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Maré alta pode causar novos alagamentos nesta quarta-feira

Foto: Victor Schneider
Foto: Victor Schneider

A Defesa Civil de Itajaí informa que até esta quarta-feira (24) ainda estão previstos alagamentos causados pela maré alta. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, o nível da maré fica mais elevado devido à influência da lua cheia e do vento sul. “Nesta quarta-feira, o pico da maré atingiu 1,20 metro às 15h, porém os alagamentos começaram às 13h nas regiões ribeirinhas, como por exemplo, o Centro, Fazenda, Canhanduba e Murta”, explica o Coordenador da Defesa Civil.

Com o aumento da maré, três pontos da telemetria ficaram em situação de emergência na tarde desta terça-feira (23). No ponto 01 (Cepsul), localizado no Itajaí-Açu, o rio atingiu 1,82m; no ponto 04 (Vitalmar), localizado no canal retificado do Itajaí Mirim, o rio atingiu 2,10m e no ponto 06 (Itamirim), no curso antigo do Itajaí Mirim, o nível do rio chegou a 2,07 metros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os próximos picos de maré alta serão às 03h da madrugada e às 15h34 desta quarta-feira (24) quando a maré irá atingir 1,10m e pode causar novos alagamentos nestas regiões que já vem sendo afetadas. A Coordenadoria recomenda levantar os móveis e se necessário acionar a Defesa Civil através do telefone 3341-6199. Se necessário, o abrigo do Salão Paroquial da Igreja da Murta será novamente aberto.

Também segue o alerta de baixa temperatura no período noturno desta terça-feira, quarta-feira e quinta-feira. Há previsão de temperatura mínima de 0°C e negativa em boa parte do estado. As temperaturas na madrugada e amanhecer de quarta-feira estarão entre -10°C e -8°C nas áreas altas do Planalto Sul com altitude próxima a 1000 m (Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim). No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C.

Alguns recordes de temperatura mínima devem ser igualados ou até superados para o mês de julho. Esta condição atmosférica é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar polar em SC no ano de 2000. “Na última noite, em Itajaí a mínima atingiu 3,8°C com sensação térmica de 2,2°C às 4h da manhã”, acrescenta o coordenador da defesa civil.

Site da Defesa Civil recebeu quase 30 mil acessos

Desde a última sexta-feira (19) – quando iniciaram as chuvas, até esta terça-feira (23), o site da Defesa Civil de Itajaí recebeu mais de 28.700 acessos. “Em apenas cinco dias, tivemos o mesmo número de acesso resgistrados nos três primeiros meses deste ano”, calcula o Coordenador. O aumento significativo no número de acessos se deve ao acompanhamento no nível dos rios, através do sistema de telemetria disponibilizado no endereço eletrônico, que pode ser conferido em http://defesacivil.itajai.sc.gov.br/, no link ‘Telemetria’.

Click CamboriúNotíciasMaré alta pode causar novos alagamentos nesta quarta-feira
PUBLICIDADE

Últimas notícias