• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Carros devem receber manutenção preventiva no inverno

Santa Catarina está em alerta por conta de uma onda de frio que deve atingir os municípios entre domingo (21) e terça-feira (23). Os termômetros devem registrar as mais baixas temperaturas da história no Estado. Quem usa o carro para se locomover em sua rotina diária ou que vai aproveitar a oportunidade para conhecer regiões turísticas com relação ao frio, deve ficar atento. Os automóveis também devem receber cuidados especiais para encarar o frio e garantir o seu bom funcionamento e segurança ao motorista.

Veja algumas recomendações de manutenção dos veículos para os dias frios sugeridas pelo gerente de peças e serviços do Grupo Strasbourg, Roberto Tomazini:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Bateria: As baterias com maior tempo de uso podem ter problemas durante os meses de inverno com o frio excessivo. Quando há tempo extremamente frio a expectativa de vida da bateria pode ser encurtada. Certifique-se que você sempre tem cabos de ligação para bateria nos casos de pane elétrica. Pois com os cabos você consegue obter a carga de outro carro, ligando-se as duas baterias em paralelo.

Veículos flex: O carro flex tem um pequeno reservatório de gasolina, cujo consumo costuma aumentar em dias frios. Se o tanque estiver abastecido com álcool ou com uma mistura maior de álcool, usa-se a gasolina para dar a partida, quando o motor está abaixo de 10ºC em média, levando também em consideração a quantidade de etanol do tanque de combustível.

Nível de água do esguicho do limpador: Especialmente requerido durante as viagens. A chuva e a garoa são comuns, principalmente em trechos de serra. Antes de ligar o limpador, recomenda-se esguichar a água para melhorar o contato da borracha com o vidro. É preciso manter esse reservatório abastecido para não comprometer o funcionamento do sistema de limpeza.

Verificação de todas as lâmpadas do veículo: Usadas principalmente nas viagens à noite e nos casos de forte neblina. O mau funcionamento de uma delas pode confundir outros motoristas à distância e comprometer a segurança.

Ligar o ar-condicionado: Mesmo em dias frios, é importante ligar o ar condicionado para fazer o sistema funcionar eliminando umidade no interior do veículo. O não funcionamento pode acarretar na perda da eficiência e quebra de peças importantes, como o condensador e do próprio mecanismo.

Pneus: Certifique-se que os pneus estão em perfeito estado de conservação. Pneus com desgastes excessivos podem causar problemas de aderência ao piso, especialmente para as condições das estradas molhadas. Um pneu desgastado fará com que a traseira do carro deslize. Verifique todos os pneus, inclusive o step. Sinais de desgastes irregulares devem ser avaliados. O alinhamento e o balanceamento ajudam a economizar combustível e a prolongar a vida útil dos pneus.

Click CamboriúNotíciasCarros devem receber manutenção preventiva no inverno
PUBLICIDADE

Últimas notícias