• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Seminário discute ações para proteger as crianças e adolescentes

O Seminário de Capacitação sobre o Sistema de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente e o Protocolo de Atendimento às Vítimas em Balneário Camboriú reúne profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social, guarda patrimonial e conselhos municipais, no plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24).

A realização do seminário encerra a Semana de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, com ações de conscientização promovidas pela Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“Medidas preventivas são intensificadas neste mês, pois 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, ressaltou a coordenadora do CREAS e organizadora do evento, Paula Leão. “No sábado (18), distribuímos material informativo na Praça Almirante Tamandaré, que também será entregue em todas as escolas da rede pública e particular do município”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Esta capacitação é ministrada pelo consultor internacional Edson Sêda, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e procurador federal aposentado, que junto com Ed Sêda, cientista social e antropólogo, mobilizaram e orientaram os profissionais e servidores, provocando reflexões acerca dos temas em debate. Em 1995, Edson Sêda recebeu o prêmio Criança e Paz – Betinho, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em reconhecimento ao seu trabalho em prol de crianças e adolescentes brasileiros.

Na manhã e tarde desta quinta-feira (23), os palestrantes conduziram a participação do público com duas dinâmicas, sendo o primeiro momento destinado às perguntas que foram recebidas e classificadas pelos consultores. Depois houve um debate entre os participantes sobre a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e dos dispositivos legais. Estiveram presentes o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Cláudio Dalvesco, o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin, e o presidente do legislativo municipal, vereador Nilson Probst (PMDB).

Para o secretário Luiz Maraschin, “a responsabilidade pública neste momento, sob a coordenação do CREAS, é abrir o debate e fazer reflexões sobre o tema que causa constrangimento: a exploração sexual de crianças e adolescentes. É preciso ter entendimento para encaminhar posições num linguajar único”. Nesta sexta-feira (24), o seminário abrangerá questões referentes ao Conselho Tutelar, maus tratos e notificações.
“Nosso objetivo é fortalecer o conhecimento da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e suas famílias, para implantarmos o protocolo de atendimento, que ainda será elaborado, visando evitar a revimitização de crianças que sofrem abusos ou onde há suspeitas”, explica Paula Leão.

18 de Maio
“Neste dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.”

Como Denunciar
Se você tiver suspeita ou conhecimento de que uma criança ou adolescente sofre ABUSO ou EXPLORAÇÃO SEXUAL, lembre-se que o importante é PROTEGER!
LIGUE para o DISQUE 100 – denúncia anônima.
COMUNIQUE o Conselho tutelar ou a Delegacia de Polícia Civil.

CREAS Balneário Camboriú
Rua Estados Unidos, nº 156 – Bairro das Nações
(47) 3398-2360

Click CamboriúNotíciasSeminário discute ações para proteger as crianças e adolescentes
PUBLICIDADE

Últimas notícias