• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Inicia a safra da tainha

tainhaIniciou oficialmente nesta quarta–feira (15), a safra da Tainha no Sul e Sudeste do país. De acordo com a Secretaria da Pesca e Aquicultura, a expectativa para a safra deste ano é de duas mil toneladas de peixe em Itajaí, superando os números do ano passado, quando foram capturadas 1.500 toneladas.

A chegada da Tainha nas embarcações Industriais inicia neste sábado (18). Com isso, a partir da próxima semana, a espécie já deve estar disponível no Centro de Abastecimento Paulo Bauer, conhecido popularmente como “Mercado do Peixe” e também no Caminhão do Peixe de Itajaí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o Secretário da Pesca, das 60 licenças previstas para a frota industrial neste ano, 51 estão liberadas em Santa Catarina. O número embarcações de 115 passou para 60 em 2013. Nos últimos anos, a pesca passou a ser proibida em áreas menores do que 10 milhas náuticas no Rio Grande do Sul, o que corresponde a 20km de distância da costa. Já em Santa Catarina, o limite das capturas es permitido é de até cinco 5 milhas (10km).

“A tainha se desenvolve na lagoa próxima de sua foz no mar, onde a água doce se mistura com a água salgada. Com o refluxo do mar, os peixes ‘correm’ e a tainha passa a migrar para a água salgada. Já os fatores que contribuem para obter bons resultados na pesca são o clima e a posição do mar”, explica o Secretário.

Click CamboriúNotíciasInicia a safra da tainha
PUBLICIDADE

Últimas notícias