• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Centro de Balneário Camboriú terá sistema de valets

Além de proporcionar maior qualidade de vida à população, a implantação da ciclovia na Avenida Atlântica abrirá um novo modelo de disciplinamento da beira-mar, em Balneário Camboriú. Para isso, a Prefeitura implantará espaço destinado à ciclistas do lado direito da via, com proibição dos estacionamentos de veículos desse lado da avenida, mas oferecendo bolsões do lado esquerdo quando for possível, e transformando transversais em vias de sentido único com maior número de espaços para estacionamento. Essa grande mudança na área central prioriza a humanização do trânsito, com redução de apenas 92 vagas de estacionamento nesta primeira fase, em toda a orla da cidade.

Atualmente, são 250 vagas do lado direito da Atlântica, outras 40 criadas nos bolsões e 1.747 entre Barra Sul e Pontal Norte, Atlântica/transversais às avenidas Brasil e Normando Tedesco. Após a implantação da ciclovia, serão 40 vagas do lado esquerdo da Atlântica, 1.905 no eixo sul a norte e transversais, mas com uma grande e positiva diferença, a existência da via própria para ciclistas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo explica o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) durante reunião com o secretário de Planejamento Auri Pavoni, a criação dessas vagas faz parte de uma primeira fase do projeto, que no futuro pretende chegar a um número ilimitado de vagas. “Pretendemos aumentar o número de vagas, implantando o novo modelo de estacionamento em alguns pontos das transversais da Atlântica e Brasil. É um novo sistema de criação de vagas de embarque e desembarque com manobristas, conhecido como valets, em regiões de maior movimento de pessoas”, analisa Piriquito. Ele explica que a intenção é licitar empresa especializada no serviço, em locais de acesso às duas mais importantes avenidas do município.

Essas empresas passarão a explorar o serviço, levando os veículos mediante entrega de um vale ao motorista, que é apresentado no seu retorno, ao manobrista. O veículo ficará em estacionamentos particulares, durante sua permanência na região da vaga rotativa.

Além dos valets, e na mesma intenção, o prefeito entregará Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, que visa e incentiva a construção de edifícios-garagem. “O futuro de estacionamentos em Balneário Camboriú é bem promissor”, garante o prefeito Piriquito, antevendo a segunda fase da reestruturação de vagas, com a implantação das vagas temporárias de embarque e desembarque. “Estaremos criando um serviço inovador, que vai diferenciar nossa cidade das outras. É uma nova dinâmica para Balneário Camboriú. O que queremos é uma cidade para pessoas”, pontua.

Para o secretário de Planejamento, Auri Pavoni, o foco do prefeito Piriquito está nas pessoas. “Estamos inovando na questão. Além de apresentarmos uma Atlântica mais humana, a ideia da criação de vagas é excelente. Se estacionamento era o problema, já não é mais. Ninguém vai perder”, qualifica. “A Prefeitura está criando vaga onde não tem, fazendo o que pode, o que nós precisamos é a criatividade e a parceria da iniciativa privada”.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente matéria, e excelente idéia do senhor prefeito, dar valor aos ciclistas, coisa que poucos fazem por aí. Porem com uma cidade voltada cada vez mais aos ciclistas, como podemos notar muitas avenidas e ruas ja tem suas faixas esclusivas…. falta uma empresa para alugar bicicletas, estou ai como turista 3x por ano e até hoje nao encontrei uma empresa que alugue uma bike.

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasCentro de Balneário Camboriú terá sistema de valets
PUBLICIDADE

Últimas notícias