• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Piriquito determina aperfeiçoamento do Plano de Contenção de Enchentes

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, determinou na tarde desta segunda-feira (12), que o Plano de Contenção de Enchentes, que está sendo elaborado, tenha prioridade dentro do poder público municipal e que seu foco, neste momento, esteja direcionado ao desassoreamento e recuperação da bacia do Rio Camboriú. As obras de drenagem pluvial, já executadas e em execução por toda a cidade, responsáveis pela eliminação de diversos pontos de alagamentos em Balneário Camboriú, fazem parte do planejamento em sua primeira etapa.

“Agora, vamos adequar o nosso planejamento a uma iniciativa do governo federal, que está abrindo uma linha de recursos específica para obras e ações direcionadas à prevenção de enchentes. Estamos nos antecipando para podermos nos habilitar aos recursos”, explica o prefeito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ele salienta que todas as ações para prevenir enchentes são prioritárias, “mas, se tivesse que escolher uma, escolheria a recuperação do Rio Camboriú, que vai impactar em praticamente toda a cidade, beneficiando todos os segmentos sociais, desde o morador mais humilde aos grandes construtores”, acrescenta Piriquito.

Basicamente, o planejamento para o Rio Camboriú consiste em desassorear (retirar o acúmulo de entulhos do leito de um rio), melhorar a qualidade das águas e replantar a mata ciliar onde for possível, além de aumentar a vazão, possibilitando a recuperação ambiental.

Os detalhes do plano foram longamente discutidos durante reunião no gabinete do prefeito, com a presença do presidente do Comitê da Bacia do Rio Camboriú, Ênio Faquetti, e do presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Eduardo Regua, além de engenheiros e assessores.

Click CamboriúNotíciasPiriquito determina aperfeiçoamento do Plano de Contenção de Enchentes
PUBLICIDADE

Últimas notícias