Click Camboriú Notícias BC está em 1º lugar no ranking das cidades bem administradas de...

BC está em 1º lugar no ranking das cidades bem administradas de SC

Edição impressa desta segunda-feira (19) do Diário Catarinense, controlado pelo Grupo RBS, diz que Balneário Camboriú ocupa o primeiro lugar entre os municípios catarinenses em qualidade na “gestão do dinheiro dos contribuintes” (reproduzido do jornal). A cidade também recebeu conceito “A” no ranking brasileiro, onde ocupa a 11ª posição entre as mais bem administradas. Os números são do Índice Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) de Gestão Fiscal (IFGF).

O estudo avaliou o desempenho de 5.266 cidades de todo o país, mas apenas 95 delas (incluindo-se Balneário Camboriú), ou 1,8% do total, obtiveram conceito de excelência em administração. Segundo o DC, a avaliação observou cinco indicadores: arrecadação, recursos próprios, capacidade de investimento, gastos com pessoal e eficiência administrativa. Os coeficientes analisados correspondem ao exercício de 2010.

Ainda segundo o jornal, o que levou para o alto os municípios catarinenses foi o baixo comprometimento com a folha de pagamento, eficácia na administração de recursos e alto grau de investimentos. No caso específico de Balneário Camboriú, a reportagem credita o primeiro lugar no ranking catarinense “à capacidade de gerar recursos próprios, independentemente de verbas federais e estaduais”.

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, que em três anos de mandato fez investimentos em toda a cidade, lembra que elegeu como prioridade inicial a Saúde, Educação e Segurança Pública, mas acrescentou que questões vitais como macrodrenagem e mobilidade urbana também têm atenção prioritária por parte do poder público municipal.

Edson Piriquito vê o bom desempenho da administração, a primeira no ranking de Santa Catarina, como o resultado de “trabalho ininterrupto da equipe de governo e do funcionalismo municipal, que absorveram as mudanças na forma de gestão, priorizando a compra direta de materiais para a realização de obras e ações com mão de obra da própria prefeitura”, ressaltou o prefeito, finalizando: “estou feliz com mais esta conquista, mas, enquanto gestor público, estou fazendo apenas a minha obrigação”.

Sair da versão mobile