Click Camboriú Notícias Complexo Portuário do Itajaí opera 7,76 milhões de toneladas em 2011

Complexo Portuário do Itajaí opera 7,76 milhões de toneladas em 2011

portoO Complexo Portuário do Itajaí operou o total de 69,14 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) em outubro, que somados ao volume operado em 2011 elevam a movimentação acumulada no ano para 738, mil TEUs. O avanço registrado nos nove primeiros meses do ano foi de 7% e a média operacional mensal atingiu 82.102 TEUs. Em volume de cargas, o Complexo operou 789,77 mil toneladas no último mês, elevando o acumulado entre janeiro e setembro para 7,76 milhões de toneladas. O crescimento, comparativamente ao ano anterior, foi de 8%.

“Se analisados os nove meses deste ano, as operações do Complexo Portuário do Itajaí continuam crescendo, mesmo com o acentuado recuo verificado em setembro em relação ao igual período do ano passado, de 23%, em decorrência das enchentes que geraram o assoreamento dos canais de acesso e bacia de evolução, deixando o Complexo inoperante por oito dias”, informa o diretor Comercial do Porto de Itajaí.

Esse fator que também impactou da redução de atracações no período, em comparação com o mês de agosto. Foram 68 escalas em setembro de 2011, ante 96 escalas no mês anterior. O impacto dessa redução no número de atracações registrado em setembro no acumulado em 2011 foi um moderado recuo, de 1% em comparação com os nove meses de 2010. “Mesmo com a baixa movimentação, mantivemos uma boa média de movimentação no exercício, que nos possibilitará ultrapassar a marca de 1 milhão de TEUs neste ano”, diz o superintendente do Porto de Itajaí.

Com relação ao sentido das cargas, o Porto Organizado de Itajaí operou 367,99 mil TEUs em cargas de exportação e 370,93 mil TEUs em cargas de importação, o que aponta para um equilíbrio entre embarques e desembarques. Realidade que condiz com a corrente de comércio de Santa Catarina.

Segundo estudo da Unidade de Política Econômica da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgado em outubro, o estado exportou US$ 6,63 bilhões de janeiro a maio, que representaram 3,5% das vendas totais do Brasil ao exterior. A média de crescimento registrada no estado foi de 17,7%, enquanto a média nacional de crescimento de 31%, puxada pelo bom desempenho das commodities. Já as importações de Santa Catarina no acumulado do ano cresceram 27,8%. No Complexo do Itajaí as exportações aumentaram 19% de janeiro a setembro, enquanto as importações avançaram 31,9%.

Sair da versão mobile