- PUBLICIDADE -

Complexo Portuário do Itajaí opera 7,76 milhões de toneladas em 2011

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

portoO Complexo Portuário do Itajaí operou o total de 69,14 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) em outubro, que somados ao volume operado em 2011 elevam a movimentação acumulada no ano para 738, mil TEUs. O avanço registrado nos nove primeiros meses do ano foi de 7% e a média operacional mensal atingiu 82.102 TEUs. Em volume de cargas, o Complexo operou 789,77 mil toneladas no último mês, elevando o acumulado entre janeiro e setembro para 7,76 milhões de toneladas. O crescimento, comparativamente ao ano anterior, foi de 8%.

“Se analisados os nove meses deste ano, as operações do Complexo Portuário do Itajaí continuam crescendo, mesmo com o acentuado recuo verificado em setembro em relação ao igual período do ano passado, de 23%, em decorrência das enchentes que geraram o assoreamento dos canais de acesso e bacia de evolução, deixando o Complexo inoperante por oito dias”, informa o diretor Comercial do Porto de Itajaí.

Esse fator que também impactou da redução de atracações no período, em comparação com o mês de agosto. Foram 68 escalas em setembro de 2011, ante 96 escalas no mês anterior. O impacto dessa redução no número de atracações registrado em setembro no acumulado em 2011 foi um moderado recuo, de 1% em comparação com os nove meses de 2010. “Mesmo com a baixa movimentação, mantivemos uma boa média de movimentação no exercício, que nos possibilitará ultrapassar a marca de 1 milhão de TEUs neste ano”, diz o superintendente do Porto de Itajaí.

Com relação ao sentido das cargas, o Porto Organizado de Itajaí operou 367,99 mil TEUs em cargas de exportação e 370,93 mil TEUs em cargas de importação, o que aponta para um equilíbrio entre embarques e desembarques. Realidade que condiz com a corrente de comércio de Santa Catarina.

Segundo estudo da Unidade de Política Econômica da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgado em outubro, o estado exportou US$ 6,63 bilhões de janeiro a maio, que representaram 3,5% das vendas totais do Brasil ao exterior. A média de crescimento registrada no estado foi de 17,7%, enquanto a média nacional de crescimento de 31%, puxada pelo bom desempenho das commodities. Já as importações de Santa Catarina no acumulado do ano cresceram 27,8%. No Complexo do Itajaí as exportações aumentaram 19% de janeiro a setembro, enquanto as importações avançaram 31,9%.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.