• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Colacmar 2011 discute Ciências do Mar em BC

navio
Navio oceanográfico Antares

Balneário Camboriú vai se tornar o centro das discussões sobre as Ciências do Mar da América Latina. De 31 de outubro a 4 de novembro, a cidade sediará o XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (Colacmar 2011). Realizado de dois em dois anos, o evento espera reunir em torno de 2,5 mil profissionais e pesquisadores de vários países do mundo no Centro de Convenções do Infinity Blue Recanto das Águas Resort.

Durante o congresso também será realizado a VI Feira Técnico-Científica Brasil Oceano. De grande importância entre profissionais e acadêmicos das Ciências do Mar, a feira é um verdadeiro ponto de encontro entre os congressistas e fórum ideal para a troca de informações e ideias sobre o que as iniciativas públicas e privadas, bem como as organizações não-governamentais e empresas de cunho diferenciado vêm desenvolvendo em relação às Ciências do Mar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os congressistas e a comunidade ainda poderão conhecer o Navio Oceanográfico Antares, que ficará aberto a visitação pública no píer turístico de Itajaí, durante o período do evento. Construído como navio-sísmico em Bergen, na Noruega, a embarcação foi lançada ao mar em 27 de novembro de 1983, batizada com o nome M/V Lady Harrison. Adquirido pela Marinha do Brasil em fevereiro de 1988, foi incorporado com o nome Navio Oceanográfico Antares, com a missão de fazer levantamentos oceanográficos, hidrográficos, meteorológicos e ambientais como apoio às operações navais e à segurança da navegação na área marítima brasileira, além de projetos nacionais de pesquisa e resultantes de compromissos internacionais firmados pelo país.

A embarcação também teve atuação destacada na coleta de dados físico-químicos em apoio ao Levantamento do Potencial Sustentável de Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva (Projeto REVIZEE), além de participar de trabalhos em apoio ao Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC).

O congresso

Organizado pela Associação Latino-Americana de Ciências do Mar (Alicmar) e pela Associação Brasileira de Ciências do Mar (AOCEANO), o congresso coloca em discussão temas que se constituem no foco central dos estudos por parte dos pesquisadores na área de Ciências do Mar. Os temas comporão os simpósios temáticos (workshops) a serem desenvolvidos durante o congresso. Neles, estão reunidos alguns dos principais representantes da comunidade científica latino-americana, assim como diversos convidados dos Estados Unidos e de vários países da Europa, para discutir os resultados das pesquisas, as políticas para cada setor, e os avanços a serem conquistados nos próximos anos. O evento contará ainda com representantes de diversos setores do setor produtivo, responsáveis por licenciamento ambiental de empreendimentos na zona costeira, gestão ambiental portuário e produção de óleo e gás no pré-sal.

A programação do congresso contará ainda com a realização de minicursos, que irão ocorrer em fase pré-evento, assim como também durante o evento. “O evento é um palco de importantes discussões técnicas e científicas na área das ciências do mar para debater novas tecnologias e avanços no setor, além de uma excelente oportunidade de mais 2,5 mil pessoas, entre eles 700 estrangeiros, conhecerem Santa Catarina”, enfatiza o presidente do Colacmar 2011, e secretário geral da Alicmar e da Aoceano, Fernando Diehl.

Click CamboriúNotíciasColacmar 2011 discute Ciências do Mar em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias