• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bacia do Rio Camboriú vai ganhar estações meteorológicas

rio camboriuApós reunião realizada entre a Defesa Civil de Camboriú e a direção da Epagri/Ciram no último mês, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Márcio Rosa, reuniu-se com pesquisadores do órgão em Florianópolis, para tratar da criação de uma rede de estações meteorológicas na bacia do Rio Camboriú.

Durante o encontro, ficou definida a realização de uma visita técnica no dia 18 de agosto, por parte dos pesquisadores da Epagri/Ciram, quando serão visitados os locais de instalação das estações para definir o número de equipamentos e quais sensores serão utilizados. A ideia é instalar pelo menos cinco estações, em pontos estratégicos dos rios que compõem a bacia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Cada estação terá no mínimo sensores de precipitação e nível de rio, que já são suficientes para um monitoramento eficiente que possibilite, num segundo momento, a criação de um sistema de alerta contra enchentes na região”, declarou Carla Krug, coordenadora municipal de Defesa Civil.

O projeto de criação da rede de monitoramento é uma parceria entre as prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Camboriú e a Epagri/Ciram.

De acordo com Márcio Rosa já existe verba destinada para a compra das estações meteorológicas. “Com o funcionamento das estações, os dados medidos por elas passam a entrar no banco de dados da Epagri/Ciram, para serem interpretados pelos meteorologistas e transformados em informações. A partir de então, poderemos tomar as medidas preventivas necessárias no caso de eventos meteorológicos extremos”, declarou o Secretário.

A região da Bacia do Rio Camboriú não tem nenhuma estação meteorológica. A proposta das prefeituras é que o sistema esteja em funcionamento no mês de janeiro do próximo ano. A manutenção dos equipamentos será responsabilidade das prefeituras. A parceria com a Epagri/Ciram implica somente na orientação técnica necessária para aquisição e instalação dos equipamentos.

Click CamboriúNotíciasBacia do Rio Camboriú vai ganhar estações meteorológicas
PUBLICIDADE

Últimas notícias