• O portal de notícias de Balneário Camboriú

311 mil m² de construções são aprovados em Itapema

sgu0520
Área aprovada de construções é equivalente a quase 30 campos de futebol.

A Secretaria Municipal de Gestão Urbana (SGU) de Itapema divulgou na quarta-feira (10) o relatório de projetos de construção civil no município aprovados entre janeiro e julho de 2011. Ao todo, 311.018 metros quadrados foram aprovados para sair do papel, entre prédios residenciais unifamiliares, multifamiliares e comerciais. A área é equivalente a quase 30 campos de futebol.

Segundo o secretário da SGU, Carlos Eduardo Germani Santi, a metragem do semestre é maior do que todas as construções aprovadas pela SGU no ano de 2007. “A equipe de analistas é a mesma. O que mudou foi a informatização dos sistemas e a conscientização de projetistas, que devem conhecer as Leis Municipais para acelerar os trâmites na secretaria”, analisa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conforme a Diretora de Habitação da SGU, a arquiteta e urbanista Claudia Elisa Poletto, o bom desempenho é resultado de uma nova concepção de gestão e da conscientização das construtoras. “A avaliação dos projetos é rápida, e a autorização da viabilidade de construção depende da própria empresa responsável. Se a documentação chega à SGU completa e em dia, não existe demora”, garantiu.

Não foi apenas a construção civil que manteve o crescimento acelerado no primeiro semestre. A SGU emitiu 150 alvarás de funcionamento no mesmo período para empresas, comércios em geral e prestadoras de serviços. “Esse é um reflexo da cidade que cresce como um todo, e não apenas em um setor. Se mais empresas buscam se instalar na cidade, é porque a oferta de serviços fundamentais, como água, energia, saúde e saneamento básico, por exemplo, também está garantida”, reforçou Santi.

sgu1520
A Diretora de Habitação da SGU, a arquiteta e urbanista Claudia Elisa Poletto, explica que o bom desempenho é resultado de uma nova concepção de gestão e conscientização das construtoras.

Lei é o norte

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, explica que a grande preocupação da SGU sempre foi o ordenamento urbano, o respeito ao Plano Diretor, à Legislação Ambiental e ao Código de Edificações. “Nos últimos anos, a população e os investidores perceberam que essa obediência às regras era o caminho a ser seguido, e os frutos aparecem agora e serão cruciais às próximas gerações”, afirma.

Esse novo momento também se reflete nos números: neste primeiro semestre, 306 projetos deram entrada na SGU, enquanto a emissão de Habite-se, para regularização imobiliária, chegou a 174.

Mais trabalho

Além de autorizar os projetos de construções, a Secretaria de Gestão Urbana de Itapema é responsável pela execução dos projetos arquitetônicos das obras da Prefeitura, como postos de saúde, escolas, pavimentações de ruas, Mirante do Encanto, Mercado Público Municipal e o Parque Calçadão – a principal obra da história do turismo itapemense.

A SGU também é responsável pelo controle das concessões públicas, como água, esgoto, terminal rodoviário, táxis, sinalização de logradouros, transporte público, transporte escolar e turístico, bem como todo o ordenamento e sinalização do trânsito da cidade.

Tecnologia

A Prefeitura de Itapema investe em novas tecnologias para o bom desenvolvimento da administração pública, tanto que a cidade conquistou recentemente a primeira posição entre os municípios de Santa Catarina no Índice Brasil de Cidades. Uma das prioridades é a oferta de serviços on-line, para que o cidadão possa resolver questões sem sair de casa. E na construção civil não é diferente.

Entre os Serviços do portal da Prefeitura (www.itapema.sc.gov.br) está o link “Documentação”, onde o contribuinte pode verificar a relação documental necessária para dar entrada em cada processo na SGU. Nos serviços oferecidos também está o acompanhamento do trâmite dos projetos de construção, incluindo o Programa Regulariza Itapema e também os pareceres emitidos pelos analistas.

Equipe

sgu2520
A equipe de analistas comandada por Claudia Poletto é formada pelos seguintes profissionais: Ana Christina Kuhl, André Felipe Rambo, Denize Xavier da Silva, Fábio Eduardo Hoffmann Wuensch, Lezione Pereira e Wilson Rosas Alves Junior.

OS NÚMEROS DE APROVAÇÕES EM METROS QUADRADOS DA SECRETARIA DE GESTÃO URBANA DE ITAPEMA
Comercial: 7.921,52
Unifamiliar: 21.452,58
Unifamiliar e comercial: 4.864,16
Multifamiliar: 123.829,19
Multifamiliar e comercial: 152.951,25

Total: 311.018,70

Alvarás emitidos: 150
Habite-se emitidos: 174
N° de projetos protocolados: 306

1 COMENTÁRIO

  1. parabéns, mas tenho algumas dúvidas entre elas:
    1) estudos revelam que para cada m2 construído emitimos de gases de efeito estufa 0,275 kg de CO2, o vilào do aquecimento global, pergunto Itapema irá compensar esta emissão ?
    2) impermeabilização dos solos facilita alagamentos, pergunto, nestes projetos irão ter captação de águas pluviais ? há monitoramento da pluviometria dos cursos de águas de Itapema ?
    3) estes projetos utlizam para descarga água de abastecimento ? ou águas cinzas (lavanderia, banho)?
    se a resposta para minhas perguntas for NÃO ESTAMOS PREOCUPADOS COM MEIO AMBIENTE ! me perdoem por favor

Comments are closed.

Click CamboriúNotícias311 mil m² de construções são aprovados em Itapema
PUBLICIDADE

Últimas notícias