• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Novas ocorrências devido às chuvas são registradas

penha
Foto: Defesa Civil de Penha

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) registrou nesta segunda-feira (07), novas ocorrências devido às chuvas em Santa Catarina. Os municípios de Nova Veneza, Vargem, Pomerode, Penha e Morro Grande comunicaram prejuízos por causa das enxurradas.

Em Penha, as chuvas começaram na noite de domingo e se estenderam até a madrugada de segunda-feira. O grande volume e a maré alta provocaram alagamentos em mais de 800 casas no município, praticamente todos os bairros foram afetados, segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Em diversos pontos a água chegou a 1 metro de altura e 229 pessoas ficaram desalojadas e encaminhadas para casa de parentes e amigos. Ainda na cidade, diversas ruas ficaram danificadas. Os estragos estão sendo contabilizados pelo município. No total, foram 1.163 pessoas afetadas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nova Veneza, na região Sul, registrou grandes prejuízos na área rural do município. Foram atingidas mais de 30 famílias e muitos estragos na produção de arroz e de frango. Pontes e estradas também foram bastante danificadas, segundo informações preliminares do município. O Departamento Estadual de Defesa Civil encaminhou alimentos e materiais para a comunidade atingida: kits de limpeza, leite em pó, achocolatado, barra de cereais, caixas de suco, biscoitos doces e salgados. Criciúma, município vizinho, também encaminhou 30 cestas básicas.

O município de Vargem, no Meio-Oeste, também comunicou prejuízos por causa das chuvas. A enxurrada afetou 20 pessoas e quatro casas foram danificadas.

Em Pomerode, a chuva atingiu tanto a área urbana como rural do município. O sistema de transporte e o abastecimento de água ficaram prejudicados. As chuvas ocorrem no município desde o dia 21 de janeiro. Foram 184 desalojadas, 5.640 afetadas e 93 residências danificadas.

Morro Grande, no sul do Estado, as fortes chuvas causaram o transbordamento dos rios Manoel Alves, Rio Pilão, Pingador e rio do Meio. Ficaram desalojadas 36 pessoas e 1.900 foram afetadas. Oito residências e outras 39 edificações entre públicas, comunitárias e particulares foram danificadas ou destruídas.

Previsão
O alerta de mais chuvas permanece nessa semana. De acordo com o Ciram/Epagri, a semana será abafada, úmida e com chuva frequente no Estado, devido à influência de um sistema de baixa pressão e uma frente fria que chega nesta quinta-feira (10). Não se descarta o risco de chuva forte e temporal isolado com rajadas intensas de vento e granizo. Nos próximos dias há condições de alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta, devido aos maiores volumes de chuva previstos (entre 30 e 50mm em 24h, podendo ser superado em algumas localidades) e a vulnerabilidade do solo, especialmente no Planalto (Serra) e Litoral.

Click CamboriúNotíciasNovas ocorrências devido às chuvas são registradas
PUBLICIDADE

Últimas notícias