• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Supermercado vendia refrigerantes vencidos

2011 01 04 09 39 ea671b6458
Procon de Itajaí apreende refrigerantes vencidos em supermercado do São João

Nova denúncia de consumidor revelando a venda de produtos com prazos de validade vencidos resultou na apreensão de mais de 100 produtos pelos fiscais da Procuradoria de Defesa do Consumidor – Procon de Itajaí. A operação foi na tarde desta segunda-feira (03) numa loja de uma grande rede de supermercados localizada na Rua Indaial, bairro São João.

“O consumidor, ao fazer a denúncia, relatou que no dia 30 de dezembro foi ao supermercado autuado e, entre os itens adquiridos, percebeu que havia refrigerantes vencidos há mais de 20 dias. Antes de procurar o estabelecimento para exigir a troca, o consumidor entendeu, por bem, denunciar a empresa”, conta o Procurador Chefe do Procon, Rafael Martins Seára.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Logo após o recebimento da denúncia, os fiscais de relações de consumo foram ao estabelecimento e constataram a existência de mais de 230 litros de refrigerante sabor guaraná, da marca TAI vencidos desde o dia 10 de dezembro. Portanto, com mais de 20 dias de vencimento.

Outro fato constatado é que os produtos estavam sendo ofertados com destaque perante os demais, fato que, de acordo com o previsto em lei, pode se caracterizar como circunstancia agravante já que, tendo conhecimento do ato lesivo, o estabelecimento deixou de tomar as devidas providências, e mais, quando oferta, principalmente com destaque, produto sabidamente impróprio para o consumo, entende-se que existiu o dolo, ou seja, a vontade da empresa em agir contra a lei.

Considerando flagrante a situação e com o objetivo de resguardar a saúde da população, as mercadorias apreendidas foram imediatamente descartadas, ou seja, jogadas fora, já que se tratava de produtos com data de validade vencida, o que as tornavam impróprias para o consumo. A operação de descarte dos produtos foi realizada por funcionários do estabelecimento sob a supervisão dos fiscais.

A empresa foi autuada e terá 10 dias para apresentar resposta, quando então o processo será analisado a possibilidade de aplicação de multa ao estabelecimento que pode variar de R$ 300,00 até R$ 3.000.000,00. Recentemente o Procon de Itajaí realizou outras duas operações que resultaram na apreensão de produtos alimentícios, higiene, beleza e brinquedos.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSupermercado vendia refrigerantes vencidos
PUBLICIDADE

Últimas notícias