• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Defesa Civil evacua região de Taió por risco de alagamento

A Defesa Civil de Santa Catarina começou na madrugada desta segunda-feira (31) a retirada de forma emergencial de várias comunidades ribeirinhas na região de Taió, cidade localizada a cerca de 240 km de Florianópolis (SC), com a subida do nível de barragem.

A forte chuva que caiu na região do Vale do Itajaí elevou o nível de água na barragem local, que chegou aos 19,9 m por volta das 8h – o limite máximo é de 21 m. A evacuação das áreas mais baixas começou após a Defesa Civil detectar que alagamentos podem se intensificar na tarde desta segunda.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Como seis das sete comportas da barragem permanecem fechadas, o risco de alagamentos é considerado “muito alto” pelas autoridades.

O temporal da noite de domingo causou prejuízos em municípios da região. Na cidade de Salete, vários bairros foram alagados e uma casa chegou a ser arrastada pela correnteza. Os prejuízos estão sendo contabilizados e, segundo a Defesa Civil, cerca de dez pontes acabaram danificadas pela enxurradas.

O principal acesso ao município, a rodovia SC-422 está interditada devido a alagamentos. Ainda não foi contabilizado o número de desajolados e desabrigados.

A chuva do final de semana também causou prejuízos e deixou um morto na cidade de Blumenau. A Defesa Civil monitora áreas consideradas de risco.

Controle de cheias
O sistema de barragens do Vale do Itajaí foi criado com o objetivo de minimizar os problemas com cheias, que há décadas afetam cidades da região. Os rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste encontram-se em Rio do Sul, formando o Itajaí-Açu, que passa por Blumenau e desemboca na região de Itajaí, no litoral norte. Toda a a bacia do Vale do Itajaí tem uma extensão de 15 mil km² e, das nascentes à foz, o rio passa por nada menos do 49 cidades.

Três barragens são monitoradas pelo governo: Taió, Ituporanga e José Boiteux. Elas foram construídas em 1973, 1976 e 1993, respectivamente. As três integram um sistema de prevenção de cheias e a operação é realizada de forma coordenada. Com a abertura das comportas de Taió, a barragem de Ituporanga teve parte fechada na última quarta-feira como forma de tentar conter o avanço da água e minimizar o risco de possíveis alagamentos.

Click CamboriúNotíciasDefesa Civil evacua região de Taió por risco de alagamento
PUBLICIDADE

Últimas notícias