• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Após chuva, lama no Itajaí-Açu deixa 100 mil sem água em Blumenau

Pelo menos um terço da população de Blumenau (SC), cerca de 100 mil habitantes, está sem água tratada desde segunda-feira devido à elevada quantidade de lama trazida pela chuva no rio Itajaí-Açu, que abastece a cidade. Segundo a prefeitura, o nível de turbidez da água – que mede a quantidade de resíduos – chegou a 9 mil na segunda-feira, quando mais de 200 mil estavam sem água. O indicador normal para garantir o tratamento da água é de 1 mil.

Nesta quarta-feira a situação era um pouco melhor. Por volta das 12h, a última medição indicava 1.700 unidades de turbidez. Porém, segundo a prefeitura, a situação só será normalizada quando os indicadores estiveram abaixo de 1 mil, garantindo assim o tratamento ideal da água.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A prefeitura disse ainda que a estação de tratamento de água, parada desde segunda-feira, voltou a operar com metade da capacidade ontem, mas a situação continua crítica. A previsão é que o abastecimento só seja normalizado no final de semana.

Apesar do problema no abastecimento de água, a cidade não foi atingida com alagamentos após as fortes chuvas do último final de semana. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 60 municípios estão em situação de emergência e um em calamidade pública por causa dos estragos.

Click CamboriúNotíciasApós chuva, lama no Itajaí-Açu deixa 100 mil sem água em Blumenau
PUBLICIDADE

Últimas notícias