- PUBLICIDADE -

Censo já atingiu 99% da população de Itajaí

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Trader Jader Nogueira exibe ganhos milionários e contraria matéria do Fantástico

Publicação na rede social do influenciador viralizou e pessoas se identificaram

Reunião ocorrida no final da manhã desta quarta-feira (13) no Gabinete do Prefeito serviu para a equipe de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apresentar ao Prefeito Jandir Bellini os números atualizados da coleta de informações da população itajaiense no Censo Demográfico 2010. Restando 18 dias para encerrar as atividades de campo com a coleta de dados, os recenseadores do IBGE que trabalham no Censo já cadastraram 99% dos moradores de Itajaí – da população estimada de 172.081 habitantes, já foram recenseados 170.527 moradores. Na cidade, são 185 recenseadores divididos em três regiões de atuação. Pelo cronograma de ações estabelecido pelo IBGE, a coleta dos dados segue até o dia 31 de outubro.

Na sequência, ocorre a verificação das informações, nos meses de novembro e dezembro. E já em 27 de dezembro deste ano está prevista a divulgação dos primeiros dados do levantamento.

Para que a população itajaiense se sinta mais segura para abrir a porta de sua residência aos recenseadores, o IBGE informa que os profissionais podem ser identificados por seu documento de identidade (com nome e foto), visível no bolso do colete, pelo aparelho de coleta de dados (PDA) e por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010).

A coordenadora de área do Censo 2010 do IBGE em Itajaí, Luana dos Santos, enfatiza que a maior parte dos recenseadores é muito bem recebida pela comunidade. “Mas, infelizmente ainda há poucos casos em que o cidadão não aceita a presença do recenseador”.

Luana lembra, ainda, que o recenseador deve retornar tantas vezes quanto for necessário até que todos os domicílios sejam devidamente visitados. “Caso o morador trabalhe, o recenseador se informa com os vizinhos sobre qual o melhor horário para que encontre a pessoa em sua residência e retorna à noite ou mesmo nos sábados, domingos ou feriados, até que consiga fazer a entrevista”, explica.

Censo revela quem somos e como vivemos

O Censo 2010 deve revelar um novo retrato da sociedade brasileira, em um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça, deficiência e religião, entre outros, o Censo vai servir de base para o planejamento público e privado da próxima década. Amplamente discutido com especialistas e usuários e atendendo a recomendações internacionais, o questionário do Censo 2010 traz perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do último Censo, no ano 2000.

Entre as novas questões sobre os domicílios, são investigados a existência de medidor e a disponibilidade de energia elétrica; a existência de telefone celular, de motocicleta e de acesso à Internet; se algum morador emigrou para outro país e se há mais de um responsável pelo domicílio, entre outros.

Sobre os moradores, os recenseadores questionam se há registro de nascimento para as pessoas com até dez anos, se recebem rendimentos provenientes de programas sociais, quanto tempo levam para se deslocar até o trabalho; a etnia ou povo a que pertence e a língua falada (para a população indígena) e a existência de cônjuges do mesmo sexo.


COMENTE ABAIXO ⬇

Fique bem informado com as notícias do Click Camboriú através do Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan promove plantão de matrículas neste sábado com desconto exclusivo

Novos alunos ganharão desconto de 20% na primeira mensalidade de cursos presenciais; Quem optar por graduação EAD começa a pagar só em julho de 2021
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.