Click Camboriú Notícias Oito toneladas de tainha devem ser distribuídas neste sábado na 6ª Festa...

Oito toneladas de tainha devem ser distribuídas neste sábado na 6ª Festa do Peixe

Frita, assada, grelhada, espalmada ou recheada e ainda com direito a acompanhamentos como caldeirada de frutos do mar, pirão ou arroz. Sábado (26) é dia de degustar tainha de várias formas, durante a 6ª Festa do Peixe de Itajaí. Ao todo, 34 barracas, comandadas por secretarias e autarquias municipais e por entidades da sociedade civil organizada, vão servir gratuitamente a iguaria para o público que prestigiar a promoção, prevista para ocorrer entre 10 e 16 horas, na Praça Genésio Miranda Lins, junto à Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio. A expectativa da comissão organizadora é que sejam servidas cerca de oito toneladas de tainha para um público estimado de seis mil pessoas.

A Festa do Peixe foi criada para ser um congraçamento entre o setor pesqueiro e a comunidade do município, que tem a atividade pesqueira como um de seus principais segmentos econômicos e é reconhecido nacionalmente como o maior pólo pesqueiro do País. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itajaí por meio da Secretaria de Pesca e Aqüicultura (Sepesca).

Para a viabilização da festividade, os armadores de Itajaí filiados ao Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), parceiro da Sepesca, doam todo o peixe da festa e cada barraca define a forma de preparar os pescados, que são servidos gratuitamente à população. Neste ano, a Sepesca também conseguiu junto a uma empresa local o gelo para a devida armazenagem dos pescados até o momento do preparo. E o carvão utilizado para o cozimento dos peixes igualmente foi obtido em forma de doação conseguida pela superintendência de Santa Catarina do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Todos os cuidados foram tomados pela organização para que o evento seja coroado de êxito. A 6ª Festa do Peixe tem todas as licenças e autorizações necessárias para a sua realização. A Secretaria de Saúde vai estar presente com uma unidade avançada dotada de um técnico e um socorrista à disposição. O local também vai contar com banheiros químicos masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais, além de equipes de limpeza e segurança.

Trânsito muda

O trânsito na região do evento vai sofrer alterações para que o fluxo de veículos não seja comprometido e o público possa participar da 6ª Festa do Peixe com segurança. A partir das 14 horas desta quinta-feira (24), o trânsito da Avenida Ministro Victor Konder no trecho da Praça Genésio de Miranda Lins passa a ser desviado para a Rua Jorge Tzachel. A via, normalmente em mão única de sentido de direção, passa a ter sentido duplo até a Rua Júlio Coutinho, que vai permitir o retorno à Avenida Ministro Victor Konder.

A mudança é necessária para que o trecho isolado da Avenida possa receber as 34 barracas da 6ª Festa do Peixe. A previsão da Codetran é de que trânsito no local volta à normalidade no domingo (27) pela manhã, após a limpeza da área e a desmontagem das tendas que vão abrigar a festa.

Quem vai fazer a festa

Estes são os barraqueiros da 6ª Festa do Peixe de Itajaí: Secretaria de Educação, Moto Clube Itajaí, Família Siqueira Corrêa, SMU Fiscalização, Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria de Administração, Academia Sem Fronteiras, Famai, Moto Grupo Siri do Asfalto, Porto de Itajaí, Procuradoria, Secom & Ctima, Cavaleiros do litoral, Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude, Polícia Civil, Feapi, Equipe de Pesca Dragões do Mar, Semasa, Secretaria de Desenvolvimento Social, G-7 Confrarias, Fúria Marcilista, Neto Pescados, Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Saúde, Celesc, Estaleiro Itajaí, Associação de Moradores da Murta, Amigos do Orkut, Sindipi / Sepesca e Câmara de Vereadores.

Sair da versão mobile