A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Balneário Camboriú (JEBC) 2025 foi realizada na noite de segunda-feira, 30, no Ginásio Sérgio Lorenzato, com desfile das delegações, apresentações e o acendimento da pira olímpica.
O evento marcou o início das competições, que vão até 11 de julho, com a participação de 27 escolas e mais de 3.500 alunos.
O JEBC é voltado à categoria juvenil, com participação de estudantes entre 15 e 17 anos. A programação também inclui outras etapas, como o Jebequinho e o Parajebc.
Nesta fase inicial, aproximadamente 1.500 alunos participam de 15 modalidades esportivas, incluindo atletismo, judô, futsal, vôlei de praia, surfe, xadrez e ginástica artística.
A abertura começou com o desfile das delegações e teve apresentações de ginástica e patinação realizadas por alunos do CEAC Projeto Oficinas.
O acendimento simbólico da pira olímpica foi feito por Ângelo de Abreu, de 16 anos, bicampeão do JEBC e atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME). Ele também tem conquistas nos Jogos Escolares de Santa Catarina e em campeonatos estaduais nas categorias sub-18 e sub-20. Em discurso, destacou que a participação no evento é resultado de sua dedicação aos treinos.