• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Poder financeiro dos clubes brasileiros causa desequilíbrio no continente

Sem rivais capazes de montar um elenco equiparável, os clubes brasileiros vão abrindo uma distância cada vez maior no continente

Nos últimos anos, o poder financeiro dos clubes brasileiros cresceu consideravelmente – algo que não aconteceu nos demais países da América do Sul. Com isso, os confrontos continentais passaram a sofrer com o desequilíbrio, e o resultado é que os times do Brasil vêm, repetidamente, vencendo a Copa Libertadores.

Afinal, o nível de investimentos feitos pelos clubes brasileiros está muito acima dos demais. A Argentina, berço de diversos clubes tradicionais, atravessa uma grave crise econômica e vê seus principais jogadores irem para a Europa ou virem para o Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dessa forma, sem rivais capazes de montar um elenco equiparável, os clubes brasileiros vão abrindo uma distância cada vez maior no continente. Prova disso é que as duas últimas finais da Copa Libertadores, assim como a decisão da Sul-Americana de 2021, envolveram apenas times do Brasil.

Na Libertadores de 2020, o Palmeiras superou o Santos para ser campeão, e em 2021, o mesmo Palmeiras bateu o Flamengo na final. Já pela Sul-Americana, o Athletico Paranaense conquistou o título, no ano passado, ao superar o Bragantino.

Além disso, das últimas cinco edições da Libertadores, quatro foram vencidas por brasileiros. É claro que é ótimo ver o Brasil se fortalecendo, as equipes daqui conseguindo trazer reforços dos principais clubes da Europa, e o nível da competição ficando cada vez mais alto. Por outro lado, o fato de essa evolução não estar sendo acompanhada pelos outros países da América do Sul, nem ao menos pela Argentina, faz com que os torneios sul-americanos vão se tornando menos interessantes.

Apesar de tudo isso, é óbvio que não se pode descartar a possibilidade de equipes de outros países vencerem a Libertadores – ou mesmo a Sul-Americana. Justamente por serem disputadas no sistema mata-mata, essas competições dão margem para que times tecnicamente mais fracos possam superar adversários mais poderosos.

Um Boca Juniors, um River Plate, um Estudiantes, as equipes colombianas, paraguaias, enfim, têm muita tradição, além de um outro elemento que sempre caracterizou o futebol sul-americano: raça. Portanto, sempre podem complicar o jogo para qualquer adversário.

Devido à mística envolvida na competição, o título da Libertadores ainda é o mais cobiçado pelos torcedores brasileiros – até porque essa diferença de poderio financeiro é relativamente recente –, mas a tendência é que a competição vá perdendo espaço para o Brasileirão.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro apresenta um bom nível técnico, com várias equipes capazes de brigar na ponta. E o fato de ser disputado em pontos corridos faz com que seja muito mais difícil conquistá-lo, afinal, é preciso regularidade durante toda a temporada para poder levantar a taça.

Click CamboriúEsportePoder financeiro dos clubes brasileiros causa desequilíbrio no continente
PUBLICIDADE

Últimas notícias