• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Equipe de Itajaí é líder da primeira disputa do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina

Evento náutico é considerado uma das principais competições de vela de oceano do país e abre o calendário brasileiro da modalidade

Equipe de Itajaí é líder da primeira disputa do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina edited
Divulgação

A equipe do Itajaí Sailing Team venceu a regata que abriu as disputas do 29º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina e levou o cobiçado troféu “fita azul”. Os velejadores mantiveram a liderança do início ao fim da prova, navegando as costas norte e leste da Ilha de Florianópolis. Agora o foco são as cinco regatas programadas para este ano.

O trajeto teve início em frente à sede do Veleiros da Ilha, em Jurerê, até a Ilha das Aranhas, na Praia do Santinho, retornado ao local de partida e perfazendo um total de 42 milhas náuticas. No entanto, a equipe do IST percorreu mais de 55 milhas durante a prova.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Foi uma prova maravilhosa. Dia lindo, com ventos fracos na primeira metade do percurso, mas que melhoraram no decorrer da disputa, chegando a 15 nós no quadrante sudeste, o que nos garantiu a fita azul”, comemora o comandante Marcelo Gusmão Reitz.

Essa vitória também é vista pelos velejadores como uma recompensa a todo trabalho que vem sendo realizado desde que a equipe entrou no circuito da vela e um estímulo às demais regatas. O foco da equipe agora é manter também a liderança nas outras cinco regatas que compõem a edição de 2018 do Circuito Ilha de Santa Catarina. Duas delas serão realizadas nesta sexta-feira, 02, com largada a partir do meio-dia.

“A equipe está muito bem entrosada, o barco recebeu alguns investimentos, está em excelentes condições e as expectativas para as demais etapas são as melhores possíveis”, acrescenta Gusmão.

A equipe do Itajaí Sailing Team participou desta primeira disputa com 11 tripulantes – Gastão Furlin, Claudio Copello, Alexandre Back, Fabiano Vitorino, Alexandre Souza, Edmundo Grisard, Vilnei Goldmeier, Gabriel Kieling dos Santos, Lucas Mazim e a velejadora mirim Brenda Furlin, – tendo no comando o velejador Marcelo Gusmão Reitz.

O veleiro usado pela equipe é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, com 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

Click CamboriúEsporteEquipe de Itajaí é líder da primeira disputa do Circuito Oceânico Ilha...
PUBLICIDADE

Últimas notícias