• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú recebe 3º Festival de Surf para Autistas neste sábado

Principal novidade desta edição é a bateria especial para crianças com Síndrome de Down e deficiente físicos

surf 2
Divulgação

Uma iniciativa que une esporte e inclusão promete movimentar mais uma vez a faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú no próximo sábado, 11 de novembro. Criado pelo instrutor de surf Túlio Ferri, o 3º Festival de Surf para Autistas cresceu e neste ano recebe mais participantes, em um total de 70 crianças e jovens de diferentes estados. O evento, com início às 9h30, em frente a Rua 2.500, é uma competição divertida e repleta de atrações na água e na areia, onde pais e filhos brincam juntos.

A principal novidade desta edição do festival, segundo Túlio Ferri, é a bateria especial para crianças com Síndrome de Down e deficiente físicos. Com apoio da Fundação Municipal de Esportes, o 3º Festival de Surf para Autistas disponibilizará cadeiras anfíbias (que auxiliam os banhos de mar de deficientes físicos), balanço para cadeirante e equipamentos para basquete, vôlei e bocha adaptada. A bateria especial, segundo o organizador, é uma espécie de preparação para a realização de um evento esportivo focado neste público, o 1º Down Surf Festival, previsto para ocorrer em março de 2018 na praia da Atalaia, em Itajaí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os participantes deste sábado chegarão de diferentes lugares de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “A intenção do evento é proporcionar um dia diferente e com novas sensações para crianças com autismo, superando medos e quebrando barreiras de forma natural e divertida”, observa Túlio Ferri. Cada jovem ainda ganha uma medalha de participação do festival.

O projeto

Há quatro anos, Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga como forma de apoio ao trabalho de interação com a criança, com apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Foi desta iniciativa que surgiu a ideia de elaborar o festival. O sucesso da iniciativa ganham proporções surpreendentes e as inscrições online para os participantes do festival foram preenchidas em menos de três horas.

O 3º Festival de Surf para Autistas tem patrocínio da Mormaii, Impacte, Avantis, Cliomed, CPH Academia, escola Construindo o Saber, Santa Clínicia e Hospital e Maternidade Santa Luiza, além do apoio da Drone Fly BR, ASBC, ACES e Buriti Jornalistas Associados.

AGENDA
O quê: 3º Festival de Surf para Autistas
Quando: 11 de novembro (sábado)
Horário: 9h30
Onde: Praia Central de Balneário Camboriú (em frente a Rua 2.500)

Click CamboriúEsporteBalneário Camboriú recebe 3º Festival de Surf para Autistas neste sábado
PUBLICIDADE

Últimas notícias