• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sucesso de novos esportes em Santa Catarina

Santa Catarina tem o segundo lugar no ranking dos Estados que mais praticaram esportes no país

novos esportes
Imagem meramente ilustrativa

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados de 2015 (Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelou que Santa Catarina tem o segundo lugar no ranking dos Estados que mais praticaram esportes no país, com 28,6% dos entrevistados se assumindo como praticantes. Esse dado apenas foi superado pelo estado do Amazonas, com 32,2%. O mesmo estudo revelou, inclusive, que, no que diz respeito às mulheres, elas são as que mais praticam esportes no país com 24,3% de praticantes.

Esses são dados que indubitavelmente representam a importância do esporte para o povo catarinense. Como tal, com o aumento da importância de algumas modalidades no panorama brasileiro, é possível concluir que alguns desses novos esportes têm um crescimento acentuado nesses estados com altas taxas de praticantes de esporte, como é o caso de Santa Catarina. Ainda assim, o futebol, o ciclismo e lutas ou artes marciais foram os esportes mais praticados pelos homens, enquanto que as mulheres foram a dança, ginástica rítmica e a caminhada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

É interessante realçar a luta ou a dança como alguns dos esportes mais praticados, especialmente, pelo crescimento que esses “novos” esportes vêm tendo a nível global e, consequentemente, no Brasil. A tal crescimento não é alheia a divulgação que esses esportes vêm tendo com coberturas televisivas, filmes e verdadeiras histórias de superação um pouco por todo o mundo nesses esportes. Claro que a consciencialização do bem-estar e como esses esportes trabalham diversos grupos musculares está cada vez mais presente na mentalidade dos praticantes também. No caso da luta, inclusive alguns destaques em sites de apostas chama muita atenção para simples eventos.

ricardo tirloni
Ricardo Tirloni

Daí que atletas da região de Santa Catarina e mais propriamente de Balneário Camboriú, como Ricardo Tirloni façam parte de eventos principais internacionais como a luta principal do Fight Club Slam em Leganés, na Espanha.

Mais recentemente, com a confirmação por parte do Comitê Olímpico de novas modalidades já para as olimpíadas de Tóquio 2020 também animou atletas e praticantes da região, especialmente nas modalidades de skate e surf com esperanças de medalhas. É o caso de Pedro Barros no skate, por exemplo, que na edição do Vans Park Series disputado em Xangai, na China que é a principal competição do ano na categoria Park, ficou no segundo lugar. É algo que atesta a qualidade e potencial do skate Brasileiro. No surf, Jean da Silva foi o primeiro Catarinense a conquistar o Circuito Brasileiro e Lucas Silveira, Carioca que vive em Santa Catarina, se tornou campeão Mundial Júnior em 2016 atestam também o potencial dessa modalidade no estado e também no Brasil com atletas consagrados da região Catarinense.

Além desses, outro tipo de esportes também vem tendo destaque na região. O Poker é um esporte que a cada dia ganha mais praticantes e interessados na modalidade e um Estado tão conectado com os esportes não podia ficar de fora. Nesse sentido, a equipe de Santa Catarina é a atual campeã do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes, na sua 4ª edição, onde conseguiu somar 95 pontos e garantindo uma conquista inédita. Esta equipe é formada por nomes já consagrados do Poker brasileiro como Rodrigo Garrido, Kelvin Kerber, Fábio Eiji, Igianne Bertoldi, Affif Prado, Celio Voelz e Rene Paz. Os participantes se mostraram experientes e seguros e assumiram que sua prestação teve muita influência na relação que têm entre eles dentro e fora das mesas de jogo, bem como, o crescimento deste esporte na região, o que permitiu que eles tivessem diversas oportunidades de testar suas capacidades.

Tudo isso significa que o povo catarinense é bastante ligado nos esportes em termos gerais mas que também vem dando importância aos novos esportes que começam a ser praticados e falados um pouco por todo o Brasil e pelo mundo. Considerando isso, é possível prever que o esporte em Santa Catarina vai assumir cada vez mais importância, tal como, os atletas catarinenses surgirão desempenhando funções de renome em vários esportes. Para isso é importante também que o Estado continue proporcionando condições e locais para as práticas esportivas, garantindo que essa demanda e interesse tem oferta adequada disponível.

Click CamboriúEsporteSucesso de novos esportes em Santa Catarina
PUBLICIDADE

Últimas notícias