Click Camboriú Esporte Itajaí Sailing Team fica em 2º lugar na maior regata da Semana...

Itajaí Sailing Team fica em 2º lugar na maior regata da Semana de Vela de Ilhabela

Competição iniciou no domingo e segue até o próximo sábado, 15

Divulgação
Itajaí Sailing Team fica em 2º lugar na maior regata da Semana de Vela de Ilhabela edited
Divulgação

O Itajaí Sailing Team – barco embaixador do potencial turístico e náutico da cidade nas águas – foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil na categoria IRC, a prova de 55 milhas que abriu a 44ª Semana de Vela de Ilhabela. Mas a situação de liderança da regata não se repete na pontuação. O Rudá lidera provisoriamente na frente dos catarinenses por causa das regras de rating. Inaê Transbrasa está em terceiro no geral.

A subida para Alcatrazes foi em vento de popa, ou seja, com maior intensidade. Após contornar o arquipélago, os barcos voltaram com vento e boa média. De acordo com Gastão Furlin, coordenador do projeto Itajai Sailing Team, as condições da regata Alcatrazes foram muito boas, com ventos chegando a 20 nós. Ele explica que o bom resultado pode ser atribuído ao entrosamento da equipe, que se mostrou altamente competitiva durante toda a prova.

Este ano, 16 barcos estão participando da categoria IRC e todos têm chances de vencer. Este fato, conforme Gastão, valoriza ainda mais a o resultado alcançado na regada mais longa de Ilhabela. Os itajaienses estão disputando a competição a bordo de um veleiro Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano.

A categoria ICR permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela. O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido.

A Semana de Vela de Ilhabela, que vai até o dia 15 de julho, é também uma oportunidade para o barco que leva o nome da cidade divulgar e convidar velejadores e amantes da vela para visitar a Vila da Regada em Itajaí (SC), única parada da Volvo Ocean Race no Brasil, em abril de 2018. Na edição 2017-18, que começa em outubro, 12 cidades-sede pelo mundo fazem parte do evento.

Ação social

Na segunda-feira (10), o time realizou uma ação social em escolas da rede pública municipal de Ilhabela. A visita aos jovens que neste ano contou com o apoio da organização da Semana de Vela e da Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela distribuiu kits educativos da Molim e promoveu um bate-papo com os atletas, que falaram sobre o esporte, o projeto do time de vela e a cidade de Itajaí (sede da Volvo Ocean Race 2018).

As ações educativas fazem parte projeto educacional do Itajaí Sailing Team e buscam deixar um legado para as comunidades onde participam de competições, aproveitando o esporte para promover a inclusão social. De acordo com Gastão Furlin, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, a ação educativa é uma das linhas de trabalho dos velejadores. “A receptividade dos jovens ao projeto é extremamente gratificante”, diz.

Sair da versão mobile