• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Atletas de Camboriú recebem faixa preta em Taekwondo

Alunos fazem parte de projeto oferecido em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Associação Dragão Negro Taekwondo

Atletas de Camboriú recebem faixa preta em Taekwondo edited
Divulgação

Para alcançar um objetivo é preciso dedicação, foco e persistência. Atributos que levaram cinco atletas da escolinha de Taekwondo da Fundação de Esportes de Camboriú, oferecida em parceria com a Associação Dragão Negro Taekwondo, a conquistar a tão almejada faixa preta – 1º Dan. Com idades entre 13 e 22 anos, os jovens passaram por uma série de provas para mostrar que, apesar da pouca idade, estavam preparados para a graduação.

A presidente da Associação, Rafaela de Souza, destaca que a conquista da faixa preta é a realização de um sonho para o aluno. “Quando você começa a praticar o taekwondo, levando a sério o esporte, conseguir a graduação na faixa preta se torna um objetivo importante. Mostra que você foi capaz de passar por todos os estágios – são 12 faixas – e está preparado para esse reconhecimento. Não é uma prova fácil, exige anos de dedicação e aprimoramento da técnica”, conta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após a faixa preta, os alunos podem fazer exame para se tornarem instrutores ou podem dar continuidade aos estudos para elevar o seu nível de Dan – quanto maior o número de Dan, maior é considerado o seu conhecimento e aprimoramento dentro do taekwondo. “Para a Associação é um privilégio formar alunos faixas pretas, pois não é apenas uma faixa, mas sim uma história de vida até alcançá-la. A faixa preta é apenas o início de uma grande jornada”, reforça Rafaela.

Entre os camboriuenses graduados estão Lara Vitorino, 13 anos; Fernando Freitas Cazune, 13 anos; Yara Schneider de Quadros, 14 anos; Marcel Santos Miranda, 22 anos; e Cristoffer Albano, de 15 anos. Os jovens são alunos do instrutor faixa preta 2º Dan, João Francisco Pereira. O exame foi realizado em Balneário Camboriú, em parceria com a Federação Brasileira de Taekwondo – JTF, no final de junho.

Taekwondo para a comunidade

A Associação Dragão Negro Taekwondo de Camboriú oferece escolinha gratuita da modalidade em parceria com a Fundação Municipal de Esportes. As aulas são realizadas na Escola Amadio Dalago – Rua Henrique Francisco Bernardes, no Cedro, toda quarta e sexta-feira, das 19h30min às 21 horas; e aos sábado, das 9 às 11 horas. Qualquer pessoa pode participar, desde que apresente um documento de identidade original e comprovante de residência. A idade indicada para iniciar na modalidade é a partir de seis anos.

“Nosso projeto trabalha para formar não só atletas, mas bons cidadãos, dignos e com caráter, pois além de uma atividade física, o taekwondo proporciona aos praticantes a melhora no equilíbrio emocional, condicionamento físico, disciplina e responsabilidade. Reflete no rendimento escolar e até no relacionamento com a família dentro de casa”, encerra Rafaela.

Click CamboriúEsporteAtletas de Camboriú recebem faixa preta em Taekwondo
PUBLICIDADE

Últimas notícias