• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bocha Paralímpica de Balneário Camboriú busca vaga em Campeonato Brasileiro

Campeonato Sul Brasileiro de Bocha acontece neste final de semana, 28 e 29, em Blumenau

Gabriel Prezi Divulgação
Divulgação

A Bocha Paralímpica está entre as modalidades esportivas de Balneário Camboriú. Com dois atletas que participaram dos jogos Parapan-Americanos de jovens neste ano e diversos títulos nacionais, o esporte é referência de inclusão do município. Quatro competidores da cidade, irão disputar nesta sexta-feira e sábado (28 e 29), em Blumenau, o Campeonato Sul Brasileiro de Bocha.

A competição terá 71 atletas de 13 clubes, totalizando mais de 170 pessoas diretamente envolvidas com o evento. O campeonato faz parte do calendário da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). Representando a equipe da Fundação Municipal de Esportes, estará a atleta Annely Cecy Nunes Zoschke, pela categoria BC1; Gabriel Rigol Prezzi e Gabriel Rodrigues de Andrade pela categoria BC2 e Kleverton Luiz Favaretto pela BC4. O campeão de cada categoria se classificam para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontece em São Paulo no segundo semestre.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entenda as categorias

As categorias Classe BC 1 são destinadas apenas para atletas com paralisia cerebral, que podem jogar com as mãos ou com os pés e ter um auxiliar para entregar a bola. Nas classes BC2 e BC4 não é permitido nenhum tipo de ajuda externa. O que ocorre com frequência é a adaptação de um suporte ou cesto para as bolas, fixos ou não, na cadeira de rodas, de modo que facilite ao atleta no momento de pegar as bolas para arremessar.

Ainda existe a BC3, onde o atleta de bocha que apresenta maior grau de comprometimento motor – como paralisia cerebral e de condições similares com origem não cerebral, é assistido por uma pessoa que tem como função direcionar a calha (dispositivo auxiliar), pela qual a bola será lançada, seguindo rigorosamente as indicações do jogador (de acordo com a direção que o atleta indicar).

Click CamboriúEsporteBocha Paralímpica de Balneário Camboriú busca vaga em Campeonato Brasileiro
PUBLICIDADE

Últimas notícias