• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú recebe a competição de Longboard e SUP neste final de semana, 2, 3 e 4

O evento acontece na Praia Central de Balneário Camboriú e encerra o Circuito Brasileiro de 2016

Divulgação
Divulgação

A Praia Central de Balneário Camboriú receberá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro atletas de todo país para a 3ª Etapa do Circuito EMBRAED de Longboard e Stand Up Padle.

São esperados cerca de 150 atletas para as disputas que valerão para o circuito catarinense além de definir o campeão brasileiro deste ano. Essa também é a última etapa nacional de SUP Wave. As provas começam a partir das 7h e contam com o patrocínio da construtora EMBRAED.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A terceira etapa do Circuito EMBRAED irá pontuar para o catarinense de Longboard e SUP Wave. Além disso, também é válida como última etapa do SUPER SUP Brasil. Esse status, além de dobrar o número de participantes, também consolida o circuito confirmando a qualidade e o profissionalismo com que as demais etapas foram realizadas. É um grande reconhecimento fechar o ano com o Circuito EMBRAED coroando o campeão brasileiro de 2016” afirma o presidente da Associação de Longboard e Stand Up Padle de Balneário Camboriú Elder Leão.

As provas do Circuito Embraed acontecerão entre as ruas 1000 a 1200 a partir das 7h com previsão de encerramento entre 17h e 18h, de acordo com as condições climáticas e do mar. Dependendo do número de inscritos, poderão somar até 125 baterias.

No local haverá arquibancada para o público que desejar acompanhar as baterias. Se confirmada a boa condição climática a organização estima que mais de 3 mil pessoas passem pelo evento. “Em caso de frente fria, a expectativa de público diminui por se tratar de um evento na praia. Mesmo assim, fãs do esporte poderão contar com o conforto da arquibancada coberta para assistir às baterias,” conclui Elder Leão.

Grandes nomes estarão presentes

A competição deve reunir atletas de renome internacional como o atual campeão mundial Caio Vaz e outras revelações do ano como Luiz Diniz, Alef Araujo e o caçula Kauan Terra. Outro destaque é o atual líder do ranking brasileiro Leco Salazar. Ele que já foi campeão mundial de SUP Wave, irá competir nessa categoria e também no Open de Longboard ao lado de outra lenda do esporte Carlos Bahia.

O atleta local Adriano Trinca Ferro é mais um nome confirmado para a disputa pelo pódio da categoria SUP Wave que deverá ser decidida somente na última etapa. Além dele também competem em casa os surfistas Kainoa Teixeira e Carlos Eduardo.

Sobre as modalidades

No SUP Wave o remo é um pivô das manobras sendo utilizado para dar impulsão na remada. “É primordial o domínio do remo e que o atleta o aplique no máximo de manobras possíveis de forma confortável usando-o como se fosse uma extensão do seu corpo,” comenta o presidente da associação. Segundo ele progressividade, agressividade, aproveitamento e escolha da onda, a conexão harmoniosa entre as manobras executadas com potência e controle são fatores decisivos para elevar a nota dos atletas da categoria SUP Wave.

No Longboard as manobras são realizadas sobre o pranchão e para pontuar o atleta precisa executar os movimentos com leveza. “Para julgar se uma onda foi surfada de forma regular, boa ou excelente utilizamos os critérios estabelecidos pela Federação Catarinense de Surf. Observamos, por exemplo, se a execução de manobras clássicas foi feita com controle, equilíbrio e leveza,” explica o presidente da associação.

Circuito EMBRAED

O circuito é realizado pela Associação de Surf, Stand Up Padle e Longboard de Balneário Camboriú juntamente com a Fundação Municipal de Esportes e conta com o patrocínio da EMBRAED Empreendimentos. Ao competir os atletas somam pontos e são classificados em um ranking que dá acesso às disputas finais onde serão conhecidos os campeões das categorias Open Longboard e Open Pro SUP Wave. Todas as etapas pontuam para o Circuito Catarinense – competição voltada apenas aos atletas que residem no estado.

Categorias:

Longboard – Surf Clássico de Pranchão.

Feminino – sem limite de idade.
Master Masculino – 40 anos ou mais.
Sênior Masculino – até 39 anos.
Profissional Masculino – profissional sem limite de idade.

SupWave – Sup Surf

Kids Feminino – até 12 anos.
Kids Masculino – até 12 anos.
Júnior Feminino – até 16 anos.
Júnior Masculino – até 16 anos.
Amador Feminino – sem limite de idade amadoras e/ou iniciantes.
Amador Masculino – sem limite de idade amadores e/ou iniciantes.
Super Master Masculino – 50 anos ou mais.
Master Feminino – 40 anos ou mais.
Pro Master Masculino – 40 anos ou mais.
Pro Feminino – profissionais sem limite de idade.
Pro Masculino – profissionais sem limite de idade.

Confira a programação completa:

Sexta Feira 02/12/16

Treino livre e ações comerciais dos atletas com patrocinadores.

Sábado 03/12/16

SUP Wave

07:00 – Chamada de atletas para meeting técnico.
08:00 – 1ª, 2ª fases e semifinais.
18:00 – Encerramento do primeiro dia.

Domingo 04/12/16

Longboard

07:00 – Chamada de atletas para meeting técnico.
08:00 – 1ª, 2ª fases e semifinais.
13:00 – Finais Longboard e SUP Wave
18:00 – Premiação e encerramento do evento.

Obs: Este cronograma poderá ser alterado sem aviso prévio por conta das condições climáticas e do mar.

Click CamboriúEsporteBalneário Camboriú recebe a competição de Longboard e SUP neste final de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias