• O portal de notícias de Balneário Camboriú

2º Festival de Surf para Autistas reuniu mais de 50 crianças na Praia de BC

A felicidade das crianças era tão contagiante que quem passava pela praia também parava para ver a emoção a cada onda surfada

Divulgação
Divulgação

Os sentimentos de alegria e superação marcaram o sábado, 12, em Balneário Camboriú com a realização da “2ª edição do Festival de Surf para Autistas”.

O evento levou mais de 50 crianças para surfar na Praia Central e contou com a ajuda de 90 voluntários. A felicidade das crianças era tão contagiante que quem passava pela praia também parava para ver a emoção a cada onda surfada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após três temporadas de verão oferecendo aulas de surf como terapia para crianças autistas da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Litoral, o instrutor de surf e organizador do evento, Túlio Ferri, decidiu fazer em 2015, o 1º Festival de Surf para autistas, algo inédito na região, e que teve um resultado surpreendente. O número de interessados em participar e apoiar o evento foi tão grande, que o Festival chegou a sua 2ª edição com muito sucesso.

Uma equipe do Projeto “Surf Azul” que atua em Florianópolis também esteve presente no Festival para ajudar os pequenos com o surf. Entre eles, a psicóloga Sara Montuchô, 26, que caiu na água e sentiu de perto a alegria das crianças com a experiência do esporte.

Essas crianças têm uma sensibilidade muito aguçada, e a maioria dos tratamentos que são proporcionados a elas, são em ambiente fechado, e essa é uma oportunidade de estar fazendo essa atividade assistida na praia, onde tem uma quantidade de estímulo muito grande, da água, da areia, do vento, as pessoas falando. A gente nota na hora que a criança está entrando pela primeira vez na água, que ela tem o medo, apreensão, tudo, mas ai pegou a primeira onda, vem o sorriso no rosto e ai já quer a próxima, é uma atividade muito enriquecedora para eles” conclui Sara.

Quem também acompanhou o evento foi Ângela Correa, 34, mãe da Thainá que participa do projeto de surf há três anos. “A Thainá já gostada de ir à praia, a água acalma ela também, mas melhorou muito depois que entrou para o projeto de surf, na autonomia, ela se sente importante, tem o contato com os amigos, para ela é show de bola também participar do festival, tem o incentivo da medalha, da nota, tudo ajuda no desenvolvimento dela. Com o tratamento da AMA e essas atividades extras ela melhorou muito, antes tinha autismo severo e hoje em dia está com autismo leve e muito feliz” revela a mãe.

Para Thainá o surf é especial e o que ela mais gosta quando entra no mar é sentir a adrenalina do esporte. “Gosto muito de encontrar meus amigos e o professor Túlio, acho até fácil subir na prancha, o surf tá no sangue” ressalta com um sorriso no rosto.

O Festival de Surf para Autistas foi organizado por Túlio Ferri da Surf Escola BC com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Litoral patrocinadores e Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Esportes (FMEBC).

Sobre o Projeto

Há cerca de quatro anos, Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga como forma de apoio ao trabalho de interação com a criança. O projeto tem apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Desde que iniciou este projeto, cerca de 30 crianças com autismo já aprenderam a surfar com ele. Foi desta iniciativa que surgiu o Festival. A procura pelo evento é tão grande que, para este ano as inscrições já estão encerradas.

Click CamboriúEsporte2º Festival de Surf para Autistas reuniu mais de 50 crianças na...
PUBLICIDADE

Últimas notícias