• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí Sailing Team quer ficar entre os primeiros na Semana de Vela de Ilhabela

Competição no litoral paulista deve reunir 150 barcos neste mês de julho

(Divulgação)
(Divulgação)

A equipe do Itajaí Sailing Team – time de vela que representa a cidade em competições oficiais – tem a meta de ficar entre os primeiros colocados da 43ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, maior desafio do time em 2016, entre os dias 1º e 09 de julho.

A equipe itajaiense vai disputar o campeonato na classe IRC. A equipe terá nomes importantes no cenário da modalidade como Marcelo Gusmão Reitz, sob o comando técnico de André ‘Bochecha’ Fonseca, que disputou a última edição da Volvo Ocean Race como único tripulante brasileiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A competição deve reunir 150 barcos de 13 classes diferentes no litoral norte paulista. A regata é a consagração da vela brasileira de oceano, mas a sua fórmula fundamental é colocar em um mesmo evento desde a elite da vela até os competidores de fim de semana, permitindo que ídolos e fãs participem juntos, divirtam-se e troquem experiências. A Semana de Vela de Ilhabela também estará abrigando o 3ª Campeonato Brasileiro da Categoria IRC.

De acordo com Alexandre dos Santos, idealizador do projeto Itajaí Sailing Team, a expectativa é chegar ao final da semana entre os melhores do Brasil. “Sabemos que lá estarão alguns velejadores de categoria olímpica, mas o time itajaiense vem treinando desde o começo do ano para alcançar um bom resultado”, destaca Alexandre.

Desde que adquiriu um veleiro modelo Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, o time está participando de competições em nível nacional na categoria IRC. A categoria é uma regra de classificação que permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela.

O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.

Click CamboriúEsporteItajaí Sailing Team quer ficar entre os primeiros na Semana de Vela...
PUBLICIDADE

Últimas notícias