• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Balneário Camboriú

Balneário Camboriú entrou na rota de um dos maiores momentos históricos e esportivos

Tocha Olímpica Rio 2016

O símbolo dos primeiros Jogos Olímpicos do Hemisfério Sul passará por aqui. Balneário Camboriú foi escolhida para receber a Tocha Olímpica Rio 2016. Os representantes do Comitê Olímpico, Emiliano Xavier e Mirian Campos, se reuniram com o secretário de Gestão Administrativa, Paulo Milton dos Santos Junior, na terça-feira (14). O objetivo da reunião foi para anunciar que o município entrou na rota de um dos maiores momentos históricos e esportivos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A chama é acesa no santuário de Olímpia, na Grécia. Ao decorrer do tempo, cultivou-se a tradição de o objeto percorrer por terra, céu e mar até a cidade-sede. O revezamento da tocha, com a participação de diversas pessoas, surgiu em Berlim em 1936.

O secretário Paulo Milton dos Santos Junior, comenta sobre a similaridade entre o município, os Jogos e a cidade-sede . “Nossa cidade respira esporte. Ficamos felizes por sermos escolhidos. O que vai acontecer aqui é um momento histórico para Balneário Camboriú”, comemorou.

A Tocha

A data tradicional atribuída aos Jogos Olímpicos da Antiguidade é 776 a.C . Bem diferente da Tocha moderna que passará por Balneário Camboriú, que é feita de plástico reciclado, a origem do objeto é mais rústica. O archote, como era chamada, era usada como fonte luz. Normalmente era feita de pau e na ponta algum tecido banhado em algum material reciclável.

Artefato muito usado em época que não existia luz artificial. Em castelos ou criptas, era fixada em candelabros. Uma vez feita de enxofre ou misturada com cal, o fogo não se reduzirá mesmo em contato com a água.  Atualmente, a tocha é transportada e usada para acender a Pira Olímpica, chama que arde ininterrupta até os seguintes Jogos Olímpicos.

Click CamboriúEsporteTocha Olímpica Rio 2016 passará por Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias