Click Camboriú Esporte Abertura do JEBC reuniu mais de 800 alunos no ginásio Irineu Bornhausen

Abertura do JEBC reuniu mais de 800 alunos no ginásio Irineu Bornhausen

O evento reuniu mais de 800 alunos das 23 escolas participantes

FMEBC / Divulgação
FMEBC / Divulgação
FMEBC / Divulgação

Espetáculo de dança, desfile das escolas e muita alegria marcaram a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Balneário Camboriú (JEBC) 2015, realizada na última sexta-feira (10), no Ginásio do Bairro dos Estados. O evento reuniu mais de 800 alunos das 23 escolas participantes, que ficaram animados com as atrações e principalmente, com o ritual do acendimento da pira olímpica, feito este ano pelo atleta da FMEBC, Guilherme Ghisleni Marques.

Entre as autoridades presentes na abertura do JEBC 2015 estavam o  o Superintendente da Fundação de Esportes (FMEBC), Marcos Augusto Kurtz, Marquinho; diretor Geral da Secretaria de Educação Jaime Guth, representando a direção geral do Colegiado da Educação; a presidente do Conselho Municipal de Esportes (CME), Alessandra Henriques; o secretário de Gestão Administrativa da Prefeitura, Paulo Milton; o diretor de esportes comunitários da FMEBC, Paulo Eduardo Voltoline Faigel, Dado; o diretor técnico da FMEBC, Natanaã da Silva; presidente da Câmara de Vereadores, Nilson Probst; e o vereador Marcelo Achutti.

Na ocasião, Nilson Probst, deu as boas vindas aos alunos, professores e funcionários presentes na solenidade e desejou um ótimo evento. “Esse é um momento especial em que os alunos esperam para participar. Por isso, aproveitem os jogos e parabéns a todos”, concluiu.  O diretor da Educação, Jaime Guth, também fez os cumprimentos em nome da direção geral do Colegiado Educacional e destacou a honra de dar início a mais uma edição do JEBC. “Esse evento é tradicional no município e a cada ano deixa novas mensagens de grandeza e confraternização”, disse.

Para declarar aberto o JEBC 2015 e encerrar a solenidade de abertura, o superintendente Marquinho agradeceu os esforços de toda a equipe da Fundação e também às escolas e alunos pela mobilização e participação no evento. “O esporte e a educação são indispensáveis para a formação de um cidadão, pois o esporte desenvolve a disciplina e a educação o conhecimento. A união do conhecimento e da disciplina tornam sonhos, realidade. Estudem, pratiquem o esporte e realizem os seus sonhos”, ressaltou Marquinho.

O momento de acender a pira do JEBC 2015 é sempre especial e para cumprir essa importante missão foi escolhido um jovem atleta de destaque no esporte de Balneário Camboriú, o aluno do 9º ano do Colégio Unificado e atleta da FMEBC, Guilherme Ghisleni Marques, 13 anos. O aluno já teve três participações no JEBC e foi Campeão e vice-campeão no Tênis de Mesa, Bicampeão de Surf, Campeão no Voleibol, Bi-campeão no Handebol e Medalhista no Atletismo. Atualmente, Guilherme faz parte da equipe de surf da FMEBC e representa o município em diversos eventos importantes.  “Na hora de levar a pira tinha muita gente olhando e fiquei um pouco nervoso, mas fui em frente e passei por todo o ginásio e foi uma experiência muito legal”, revela.

A diretora da Escola CAIC – Ayrton Senna da Silva, Vanessa da Silva Oliveira, acompanhou a cerimônia e contou que este ano achou o evento de abertura ainda mais bonito e ressaltou a importância do esporte junto à educação. “Eu, enquanto profissional de educação, pois também sou professora, vejo que o esporte é importante para a formação do futuro cidadão. No esporte os alunos aprendem o respeito ao outro, a lidar com a vitória e a derrota, a respeitar quem perde e valorizar todo esse empenho e estrutura que é feito em volta do esporte. Achei a abertura maravilhosa, com um brilho mais intenso do que nas outras edições. É nesse momento que vejo que o esporte e a educação devem caminhar sempre juntos”, declarou.

O JEBC teve sua primeira edição em julho de 1991, com a participação de 15 escolas e com apenas duas modalidades esportivas, e o primeiro Campeão Geral foi o Centro Educacional Municipal Professor Armando César Ghislandi. Neste ano, 23 escolas participam das competições, que acontecem de 10 a 17 de julho, e contam com mais de 1.400 alunos inscritos nas modalidades de Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Surf, judô, Tênis de Mesa e Xadrez. Os jogos têm como objetivo promover a prática do esporte como continuidade do processo pedagógico vivenciado nas escolas e é destinado aos alunos-atletas com idade de 12 a 14 anos (categoria Infantil) e 15 a 17 anos (categoria Juvenil). O JEBC é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú por meio da Fundação de Esportes (FMEBC) e Secretaria de Educação.

Sair da versão mobile