Mais uma vez o Speedway Music Park será palco de muita adrenalina e velocidade. O parque vai sediar, no BC Speedway Dragster Park, entre os dias 6 e 8 de março, a primeira etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada 2015, com os melhores pilotos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em Balneário Camboriú. O campeonato é supervisionado pela Federação de Automobilismo de Santa Catarina e acontece em cinco etapas, até outubro. Todas vão acontecer no Speedway Music Park, por, segundo os organizadores, ser o local de melhor estrutura no Estado.

De acordo com Vanessa Zonta, da Zonta Racing, que organiza o evento, serão 21 categorias, com possibilidade de 250 carros inscritos. “Temos a categoria desafio, para carros de rua, tendo como objetivo tirar o pessoal que gosta de acelerar na rua e colocá-los em um local com segurança adequada e com todos os requisitos necessários. A categoria é subdividida pelos tempos de pista e conta com o “desafio mulher”, onde as mulheres também podem participar”, explica ela.

A arrancada – já bastante difundida no Brasil e em Santa Catarina – é um esporte de aceleração, muitos pensam que  ganha o piloto que consegue percorrer os 201 metros da pista em linha reta no menor tempo, mas muitas vezes a vitória da largada pode ser definida com quem tiver o menor tempo de reação entre ao ver o sinal verde, milésimos define o vitorioso.

O esporte é homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo desde 2002. Os carros que participam de campeonatos são divididos em diversas categorias. O recorde da pista é do piloto paranaense “Zé Louquinho” que percorreu os 201 metros em 5.419 segundos atingindo uma velocidade de 200 km/h na categoria Extreme, este piloto também já esteve no Guiness Book como recordista mundial em zerinhos.

O esporte arrancada é bastante popular nos Estados Unidos, especialmente com a participação dos carros “dragsters”. No Brasil, é comum o uso de veículos regulares compostos de motores aspirados ou equipados com turbo compressor, além de veículos da década de 70 equipados com motores de grande deslocamento.

Na sexta-feira, 6, os treinos acontecem a partir das 14 horas e a entrada é livre. No sábado , 7 (treinos a partir das nove horas) , e domingo, 8 (provas a partir das 9 horas) o ingresso é de R$ 20,00 para os dois dias.

 

1ª etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada 2015

Quando? Dias 6 (treinos a partir das 14 horas), 7 (treinos a partir das 9 horas) e 8 (provas a partir das 9 horas) de março

Onde? BC Speedway Dragster Park – Rua José Francisco Correa, nº900, Bairro Nova Esperança, Balneário Camboriú (próximo ao Túnel do Morro do Boi, às margens da BR 101)

Quanto? Sexta – entrada livre. Sábado e domingo – R$ 20,00 para os dois dias.