• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaienses ganham destaque na arbitragem nacional

Nadine e Maira. Arquivo pessoal.
Nadine e Maira. Arquivo pessoal.

Há tempos o futebol brasileiro deixou de ser um esporte exclusivamente dos homens. Hoje, cada vez mais mulheres fazem parte da modalidade, seja como atletas ou na arbitragem. Duas belas e competentes itajaienses integram esse mundo da bola e estão ganhando destaque no cenário nacional. Maira Americano Labes, 25 anos, e Nadine Schramm Câmara Bastos, 30, trabalham como árbitras assistentes, as populares bandeirinhas, e recentemente participaram até do jogo de reabertura do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A personal trainer Maira e a cirurgiã dentista Nadine ingressaram juntas no curso de arbitragem, em 2007. E as amigas já começaram a trabalhar no mesmo ano. “A primeira experiência foi no futebol amador feminino, depois no juvenil e por último no profissional, para só depois passarmos pelo mesmo ciclo no masculino”, lembra Maira. “Sou apaixonada por futebol e quando tive a oportunidade de fazer o curso de arbitragem me identifiquei com a função de árbitra assistente”, completa Nadine.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As itajaienses consideram os treinamentos, especialmente os testes físicos, a parte mais difícil do trabalho. “Faço parte do quadro de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol [FCF], no masculino e feminino, e ano que vem farei os testes físicos e teóricos para tentar entrar no quadro da Confederação Brasileira de Futebol [CBF]. Para mim, a preparação física é a parte mais difícil, até porque temos que conciliar os treinamentos com o nosso dia a dia fora do futebol”, explica a personal trainer. “Nos treinamentos, tanto físicos como de concentração, é preciso dedicação e determinação. Mas isso é muito gratificante quando percebemos que está dando resultado, quando estamos realizando nosso trabalho da melhor maneira possível”, complementa a cirurgiã dentista.

Sonhos e cantadas

As árbitras assistentes garantem que todas as partidas são especiais, cada uma com sua importância, e procuram bandeirar da melhor forma possível, para que possam ser escaladas mais vezes. Maira tem o sonho de trabalhar em uma Copa do Mundo ou Olimpíada, em jogos femininos, mesmo objetivo de Nadine, que hoje é árbitra assistente Aspirante Fifa.

As duas beldades lidam bem com as cantadas recebidas nos gramados. “No começo ouvíamos mais cantadas, mas agora mulher na arbitragem já não é tanta novidade e está mais tranquilo trabalhar”, diz Maira, que tem opinião semelhante a da amiga. “Eu fico tão concentrada nos jogos que não escuto muita coisa da torcida. Estou ali apenas para realizar o meu trabalho e acredito que os jogadores e colegas de arbitragem também”, reforça Nadine.

No maior do mundo

No dia 27 de abril, as itajaienses tiveram a honra de participar do jogo de reabertura do histórico estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que será palco da final da Copa do Mundo de 2014. Em campo, craques como Ronaldo, Bebeto, Djalminha, Giovanni, Renato Gaúcho, entre outros. E a experiência de bandeirar a partida foi inesquecível para as duas.

“Estar na presença de pessoas que fizeram e fazem parte da história do futebol brasileiro e mundial é muito gratificante. Saber que você já torceu muito por esses jogadores na Copa do Mundo e poder bandeirar um jogo deles, mesmo que festivo, é uma responsabilidade. O estádio está simplesmente lindo”, revela Nadine.

Maira também fala das mudanças no principal palco brasileiro para a Copa de 2014. “Eu tinha participado de um Jogo das Estrelas, do Zico, antes da reforma do Maracanã. Mas agora o estádio mudou, está muito bonito, e foi uma honra participar de sua reabertura”, completa.

As duas árbitras assistentes só se esquivam quando o assunto é para qual time de futebol torcem.“Torcemos para o time da arbitragem”, finalizam.

Click CamboriúEsporteItajaienses ganham destaque na arbitragem nacional
PUBLICIDADE

Últimas notícias