• O portal de notícias de Balneário Camboriú

História do esporte de Itajaí é retratada em livro

As manifestações do esporte de Itajaí ao longo da história serão retratados pela primeira vez em uma obra literária. “Esporte e Lazer no contexto itajaiense: passado e presente” dos autores Elisabete Laurindo e Edegilson de Souza será lançado na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal.

O livro é resultado de duas pesquisas científicas: a primeira enfocando a organização sócio-espacial do esporte e a outra a do lazer. Foram quatro anos de estudos e entrevistas com o objetivo de resgatar e eternizar a memória dos esportistas que representaram Itajaí e contribuíram com o desenvolvimento do esporte e do lazer na cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Revirar o baú dos sentimentos esquecidos no tempo trouxe à tona momentos marcantes que deixaram saudades. Nos relatos foi possível sentir o corpo respondendo com habilidade e energia, quando as torcidas gritavam os nomes dos campeões, dos ídolos e, sobretudo, irradiava a alegria, a amizade e o carinho emanados pelo poder mobilizador do esporte” conta Elisabete Laurindo.

Na obra os autores buscaram reconstruir o valor sociocultural do esporte e do lazer, através do relato de pessoas que o vivenciaram de alguma maneira, seja participando ativamente como atletas, técnicos ou simplesmente assistindo aos eventos esportivos como torcedores. “O esporte se materializa na arte de competir, fazer gols, marcar pontos, comemorar, abraçar, chorar de tristeza ou de alegria, ouvir o grito da torcida e comemorar com ela, enfim, extravasar a energia contida na ação do corpo e da alma. São esses sentimentos e emoções que buscamos expressar no livro” fala Edegilson de Souza.

Os autores:

Elisabete Laurindo
Itajaiense: Licenciada em Educação Física pela FURJ/UNIVILLE em Joinville (1988); e Estudos Sociais pela UNIVALI em Itajaí, (1992), Especialista em Gestão para Qualidade na Administração Desportiva pela UDESC, (2000); e Ciência do Movimento Humano pelo IBPEX, (2001).

É mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI, (2007) e aluna do doutorado no programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. Iniciou no magistério em 1982 na educação Infantil e posteriormente no ensino fundamental e médio. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Itajaí desde 1988. Ocupou cargos de supervisão e coordenação na área de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de Itajaí (1999 a 2004).

Professora do ensino superior na graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora Técnica na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí e coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Avantis em Balneário Camboriú. É conselheira e membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Educação Física – CREF3/SC e membro do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (COMEL). Autora de artigos publicados sobre a temática da gestão do esporte com apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Ministra palestras nas áreas de políticas públicas de Esporte e Lazer, Educação Física, Ética profissional e pesquisa.

Edegilson de Souza
Itajaiense: Licenciado em História pela UNIVALI (1991); Bacharel em Administração pela UNIVALI (1997); Especialista em Interdisciplinaridade na Formação de Professores e Profissionais da Educação pelo IBPEX/FACINTER-PR (2002); Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI (2006); Aluno do Doutorado no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC; Professor efetivo de História na Rede Municipal de Ensino de Itajaí; Professor do ensino superior na graduação e pós-graduação.

Foi Supervisor de Ensino (1999 a 2001) e Supervisor de Gestão Escolar (2001 a 2004) da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí; Foi Diretor de Planejamento da Prefeitura Municipal de Itajaí (2009); Autor de vários artigos publicados sobre a temática da gestão do lazer com apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Ministra palestras nas áreas de políticas públicas; gestão e planejamento.

Click CamboriúEsporteHistória do esporte de Itajaí é retratada em livro
PUBLICIDADE

Últimas notícias