Click Camboriú Esporte Panamericano de Ginástica Aeróbica começou em Balneário Camboriú

Panamericano de Ginástica Aeróbica começou em Balneário Camboriú

Começou hoje (19) em Balneário Camboriú, o Campeonato Panamericano de Ginástica Aeróbica, disputado nas categorias infanto-juvenil, juvenil e adulto, no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares (G3), no bairro da Barra. A competição conta com a participação de cerca de 160 atletas e é realizada pela primeira vez no Brasil.

pan

O Panamericano conta com atletas de alto nível técnico e uma das principais é a tricampeã mundial, Marcela Lopez. Apesar de chegar como uma das favoritas ao título, a brasileira de 28 anos acredita que terá dificuldades. “O nível de um Panamericano sempre é muito alto. Aqui tenho a Venezuela e a Argentina como minhas grandes adversárias, mas acho que a maior dificuldade mesmo é com as próprias brasileiras, que estão muito bem para esse campeonato”, garantiu Marcela Lopez, que compete no individual e no trio ao lado de Marina e Cibele.

Outro destaque da Seleção Brasileira fica por conta do grupo juvenil. Formado por Juliana Oliveira, Letícia Brujin, Lia Lobo, Melanie Souza, Rayanne Holanda e Daniela Angelis, todas entre 15 e 17 anos, o grupo vai inovar neste Panamericano ao competir com uma música em português (Dancing Days, das Frenéticas) e, ainda, com a utilização dos colãs coloridos. Segundo a técnica e coreógrafa do grupo, Claudia Gomes, a novidade promete chamar a atenção.

“Como a Ginástica Aeróbica vem dos Estados Unidos, há uma tendência em usar música americana nas coreografias, mas eu sempre tive a vontade de mudar, assim como no traje. O grupo utiliza uma cor para cada ginasta e isso é algo totalmente novo. Inclusive tivemos que consultar o regulamento e o comitê da Confederação Brasileira de Ginástica para ter essa autorização”, contou Claudia.

A coreografia vem sendo trabalhada desde dezembro de 2009 e, em maio deste ano, começou a ser treinada pelo grupo, que, além do trabalho com Claudia Gomes, conta com uma forte preparação física. “Sem o trabalho do Marcello Borelli, que é o nosso preparador físico, não seria possível obtermos sucesso em competições. Um profissional depende do outro”, destacou Claudia, sobre Borelli, que, neste Panamericano, é o técnico principal da Seleção Brasileira.

Durante a abertura do evento, o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) destacou a importância da realização deste evento em Balneário Camboriú. “Isso mostra que além do potencial turístico, Balneário vem se firmando como referência na realização de grandes eventos esportivos. Obras como a deste local (G3), com infra-estrutura de primeiro mundo, são fundamentais para que possamos receber atletas profissionais como eles merecem”, disse. O prefeito ainda fez uma referência às crianças da Rede Municipal de Ensino que compareceram a abertura, lembrando que o esporte é um dos melhores caminhos para manter as crianças longe das drogas e da criminalidade, estimulando hábitos saudáveis e a cooperatividade.

O Campeonato Panamericano de Ginástica Aeróbica é organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Fundação Municipal de Esportes.

Sair da versão mobile